Andrezza Dias
Da Redação
O prefeito de Barra do Garças, Adilson Gonçalves (PSD), afirmou que um procedimento administrativo disciplinar (PAD) irá apurar a responsabilidade pela suspensão temporária da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital e Pronto-Socorro Municipal Milton Pessoa Morbeck. Ainda de acordo com o gestor, o município aguarda autorização da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) para que o setor esteja apto a receber novos pacientes.
A UTI do hospital foi suspensa pela SES no último dia 26 de maio após um relatório da Vigilância Sanitária apontar a presença de bactéria multirresistente no ambiente, além de medicamentos vencidos, precariedade de material usado nos pacientes e ausência de médico instituído legalmente junto ao Conselho Regional de Medicina (CRM-MT) que fosse responsável pela unidade. Essa medida preventiva valeria por, no mínimo, 15 dias.
“Não podemos fazer pré-julgamentos. Existe o procedimento administrativo exatamente para verificar se houve falha ou não. Se houve, tem que ser responsabilizado. Com relação ao que foi exigido e que compete a saúde aqui no município, tudo já foi regularizado e estamos apenas aguardando a autorização da Secretaria de Saúde do Estado para que possa voltar à normalidade”, disse o prefeito em entrevista à imprensa na última quarta-feira (14).
Adilson também destacou que não houve necessidade de utilizar os leitos que foram providenciados de forma provisória na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e que o município não realizou remoção de pacientes para outras cidades.
Ao Semana7, o secretário municipal de Saúde, Adilson Tavares, também ressaltou que a prefeitura protocolou junto a SES-MT pedidos para reabrir a UTI do município, os quais foram realizados no dia último dia 7 de junho e nessa segunda-feira (19). "Estamos esperançosos que essa semana seja liberada", declarou.
A reportagem também entrou em contato com a SES-MT sobre a data de reabertura da unidade. A assessoria da pasta informou que dará um retorno sobre o assunto em breve.
Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).