BARRA DO GARÇAS 00:00:00 Domingo, 22 de Junho de 2025

CIDADES Sexta-feira, 25 de Junho de 2021, 19:34 - A | A

25 de Junho de 2021, 19h:34 - A | A

CIDADES / Saúde pública

Vereador denuncia sobre esquema de plantões médicos e exames de ultrassom em Canarana; veja vídeo

Dr. Thiago Bitencourt diz ter recebido denúncias de exames sendo feitos em menos de 5 minutos e sobrecarga em plantonistas na cidade

João Pedro Donadel
Da Redação



Na última segunda-feira (22), em sessão da Câmara Municipal de Canarana, o vereador Thiago Bitencourt (Patriota) concedeu entrevista à Radio Vida Nova onde realizou denuncias contra as escalas de plantão no município, onde por "perseguição política" como alega, o parlamentar que é medico concursado pela Secretaria Municipal de Saúde está sendo deixado de lado nas escalas, fazendo assim que o restante da equipe médica acabe ficando sobrecarregada.

Além das escalas, o médico também disse ter recebido denúncias de municípes a respeito da estranha rapidez na realização de exames de ultrassonografia no município, com casos de atendimento em tempo recorde, com menos de cinco minutos. Um exame de ultrassom, segundo confirma a Dra. Maria Cristina Chammas, através do portal Minha Vida, é de no mínimo 15 minutos "o tempo acaba mudando de acordo com a área que está sendo avaliada e o tipo de exame solicitado. Por exemplo, o  que se faz com o Doppler pode ser mais demorado que isso" informa Chammas.

O vereador conta que antigamente eram médicos da própria cidade que realizavam os exames, porém isso foi mudado com a contratação de uma empresa terceirizada, de Goiânia/GO, no qual Bitencourt identifica como Dr. Júlio. "Ele está fazendo uma média de 30 a 40 ultrassons em uma manhã, o que é surreal, tendo em vista que o tempo de atendimento total é de 20 a 30 minutos", relata.

Após a denúncia feita na Casa de Leis, o vereador apresentou ofício nessa quinta-feira (24) para a Secretaria de Saúde Municipal, solicitando a relação de pacientes que foram atendidos pelo médico citado acima, para com isso ouvir o depoimento de cada um. "Quero descobrir se foram bem tratados, como foi realizado o exame. A Secretaria tem 10 dias de prazo para me dar uma resposta", frisou.

Já quanto ao plantões, onde o médico afirma que nos últimos meses tem recebido poucos plantões na escala, por conta da pressão pública, houve mudanças. O parlamentar conta que quem é responsável por essa escala é a prima do prefeito municipal, Fábio Faria (DEM) e alega "perseguição política" em escolha de o deixar fora de plantões, fazendo com que outros médicos peguem até 15 plantões por mês, os sobrecarregando. Antes da pressão pública, após uma discussão sobre o fato, Bitencourt havia ficado de fora de todos os plantões do mês de julho.

Tratamento Covid-19

Outro questionamento feito pelo vereador no plenário da Câmara foi quanto à equipe médica que cuida da entubação de pacientes nos leitos semi-UTI em Canarana. Conforme relatado, o médico havia conversado com a secretária de Saúde do município, Cleivania de Souza Oliveira, se prontificando a fazer um "sobre aviso" para auxiliar no tratamento dos pacientes da cidade.

Bitencourt contou um caso recente em que um paciente sofreu uma complicação por volta das 3h da manhã e como o único médico responsável estava em deslocamento para a capital Cuiabá cuidando de outro paciente, se prorrogou a entubação até as 10h da manhã. O paciente não sobreviveu e faleceu por volta do meio-dia.

"A secretaria de saúde foi alertada por mim dia 11/06 sobre o provável colapso do atendimento. Porém por questões políticas ela [Cleivania] nem respondeu minha indagação. Eu me ofereci para trabalhar lá e ajudar. Ela me mandou desesperada as 07h10min do último sábado (19) pedindo ajuda.
Porém, como me deixaram sem plantões tive que pedir plantões em Água Boa. Eu estava lá", disse o médico

Na sua visão, foi cometido o crime de omissão e negligência, devido aos seus avisos sobre a questão de saúde municipal dias atrás. "O paciente morreu por falta de assistência", finalizou.

Veja entrevista completa:

Composição 1.gif

 

 

Comente esta notícia