CIDADES Sexta-feira, 06 de Outubro de 2023, 15:29 - A | A

06 de Outubro de 2023, 15h:29 - A | A

CIDADES / sáude e educação

Vídeo: Univar aguarda portaria para abertura do curso de medicina em Barra do Garças

Instituição de ensino superior recebeu conceito final 4,44 (em uma escala de 1 a 5) em avaliação do MEC

Da Redação
Semana7



Barra do Garças está cada vez mais perto da autorização para abertura do curso de medicina no Centro Universitário do Vale do Araguaia (Univar). Isso porque a instituição de ensino superior recebeu conceito final 4,44 (em uma escala de 1 a 5) após uma visita in loco da comissão do Ministério da Educação (MEC), entre os dias 27 a 29 de setembro.

O resultado final do relatório do MEC saiu ontem (5) e anunciado para comunidade local, na manhã desta sexta-feira (6), durante coletiva de imprensa com o reitor do Univar, Marcelo Soler, o prefeito de Barra do Garças, Adilson Gonçalves, o vice-prefeito, Sivirino Santos, o secretário municipal de Saúde, Adilson Tavares, o presidente da Câmara Municipal, Gabriel Pereira Lopes – Zé Gota e demais vereadores, além do médico Rafael Joviano.

Segundo o reitor do Univar, foram avaliados infraestrutura, corpo docente, projeto pedagógico e campos de estágio. “Obtivemos a nota 4,44, em uma escala de 1 a 5. É uma nota muito alta e que sedimenta o nosso caminho para a publicação de uma portaria de autorização do curso. [...] todo este sonho está próximo de se tornar realidade”, disse. Contudo, ele reiterou que ainda é necessário aguardar os trâmites regulatórios junto ao MEC, Conselho Nacional de Saúde, Ministério da Saúde e Secretaria de Regulação de Ensino Superior.

Soler também se emocionou ao relembrar o trabalho de cerca de 10 anos para a viabilização do curso de medicina em Barra do Garças e agradeceu a todos os envolvidos.

O prefeito Adilson Gonçalves destacou que as unidades de saúde do município obtiveram nota 5 no relatório da comissão do MEC. Ele ainda comentou sobre a parceria com o centro universitário e expressou gratidão aos principais articuladores para a concretização do projeto. “O projeto de medicina no Univar sobrepõe as posições políticas e ideológicas aqui da nossa região. Todos trabalharam com o mesmo objetivo”, afirmou.

Para o diretor-geral da Unidade de Pronto Atendimento de Barra do Garças (UPA), o médico Rafael Joviano, a vinda do curso de medicina irá consolidar e melhorar a Atenção Primária e Secundária no município. “Estrou na cidade há 10 anos e a estrutura que temos aqui, hoje, é sensacional. [...] temos UBS’s em todos os bairros, policlínicas, a UPA que atende, em média, 6 a 7 mil pessoas por mês, temos o Pronto Socorro e Hospital Municipal com UTI e não tenho dúvidas de que os alunos vão aprender com a saúde do nosso município”, pontuou.

Em primeiro momento, a instituição de ensino superior solicitou a abertura de 120 vagas para o curso de período integral e a expectativa é ofertar o vestibular no início do ano que vem.

Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).

Egresso do Sistema


Comente esta notícia

Lucio Silveira 25/11/2023

Que maravilha, eu quero cursar medicina, já estou me preparando pra ir morar em Barra do garça, irei em breve, se assim o SENHOR JESUS CRISTO permitir.

lucimara pereira 06/10/2023

estou a muito tempo esperando por essa oportunidade

2 comentários

1 de 1