Eldorado FM
Um levantamento de dados sobre os 22 municípios do Médio e Norte Araguaia tendo como base informações baseadas em números divulgados pelo Indea – Escritório Regional de Água Boa, mostram que as micro regioes contam hoje com um rebanho de 5 milhões e 135 mil cabeças de gado.
Entre esses municípios pesquisados, constam aqueles que podem ser afetados diretamente pelo Zoneamento Ecológico pretendido pelo governo do Estado, caso isso aconteça o rebanho da região deve diminuir drasticamente. Entre as 22 cidades da região o maior rebanho está em Vila Rica, com 647 mil animais. O segundo colocado é Cocalinho que registra 509 mil cabeças de gado.
Esse município pode perder mais de 1,6 milhão de hectares de terra para o zoneamento econômico. Da forma proposta, as áreas de agropecuária não teriam mais autorização para promover limpeza de pastagens nem recuperação de solo. Em poucos anos o solo empobreceria, e em contrapartida, diminuiria a quantia do rebanho. Isso impacta diretamente a economia do município.
O terceiro é Confresa com 418 mil animais. Nova Xavantina é o quarto com 361 mil cabeças, mas teria uma pequena área afetada pelo zoneamento, menos de 27 mil hectares. Água Boa tem o quinto maior rebanho entre os 22 municípios do Médio e Norte Araguaia, com 347 mil cabeças.
A área do zoneamento é de 36 mil hectares. Ribeirão Cascalheira aparece em sexto com 302 mil cabeças de gado, mas com 500 mil hectares na mira do zoneamento. Campinápolis tem 266 mil animais e esta em sétimo. Em 8º está São Félix do Araguaia com 261 mil cabeças de gado. Porém, o município seria afetado enormemente pelo Zoneamento.
Veja os números:
Indea