João Pedro Donadel
Da Redação
Em coletiva realizada nessa segunda-feira (16) o governador Mauro Mendes (DEM) decretou medidas preventivas de combate ao coronavírus. Dentre elas, está a suspensão de aulas na rede estadual e municipal de ensino em Mato Grosso. Partindo do decreto estadual, quatro instituições de ensino de Barra do Garças, federais e particulares, também decidiram por paralisar suas atividades.
Os anúncios feitos mediante nota oficial estipulam as datas da suspensão. Alguns, como o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), se inicia hoje (17). Segundo o documento liberado na noite dessa segunda-feira (16), estão suspensas as atividades presenciais e o calendário acadêmico, até o dia 11 de abril, em um primeiro momento.
Na mesma noite, a Universidade Federal de Mato Grosso decidiu por suspender as aulas presenciais de graduação e pós-graduação em seus quatro campi a partir dessa terça-feira (17). Além das aulas, eventos com aglomeração de pessoas e encontros presenciais dos polos de Educação a Distância (EaD) também foram suspensos. A instituição, em período de férias de seu ano letivo, realizava as bancas de trabalhos de conclusão de cursos, o que também foi recomendado a sua realização por meio de plataformas digitais.
Já a Escola Interativa Coopema expediu nota nessa manhã informando que aulas e atividades esportivas estarão suspensas a partir desta quarta-feira (18) até, em primeiro momento, o dia 5 de abril. A direção diz que atende ao decreto estadual e também à recomendação feita pela prefeitura de Barra do Garças, pela paralisação das atividades “no adequaremos a qualquer outra determinação dos órgãos competentes” diz trecho.
O Centro Universitário do Vale do Araguaia – Univar, através de seu reitor Marcelo Soler, soltou nota que define a migração de aulas presenciais a partir da próxima segunda-feira (23) até o dia 3 de abril para o ambiente digital. O uso da tecnologia também é fortemente recomendado para reuniões e formações continuadas de professores. A pós-graduação da instituição irá parar por 15 dias, a partir do próximo dia 21 de março. Eventos institucionais com aglomerações acima de 100 pessoas também serão postergados. A nota na íntegra você encontra no Facebook da instituição.
Por fim, o Centro Universitário UniCathedral, por meio de uma nota divulgada agora há pouco nas redes sociais da intituição, informou que as atividades presenciais serão realizadas na modalidade à distancia no período de 23 de março a 5 de abril, sem prejuízo pedagógico. Encontros presenciais da pós-graduação também seguirão as mesmas medidas. As aulas serão ministradas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com auxílio da biblioteca virtual e material de apoio. Serviços internos e administrativos como os das coordenações, diretorias, biblioteca e laboratórios de informática serão mantidos.