BARRA DO GARÇAS 00:00:00 Sábado, 05 de Julho de 2025

EDUCAÇÃO Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2019, 14:33 - A | A

19 de Dezembro de 2019, 14h:33 - A | A

EDUCAÇÃO / Publicação Internacional

Docente pesquisador do Univar tem artigo publicado em periódico internacional

Bruno Lucchetti teve sua tese de doutorado publicado na revista internacional Scientific Reports

Assessoria
Univar



Pesquisa é o ato de investigar. Toda boa pesquisa é constituída de uma ideia que foi sendo desenvolvida ao longo do tempo e muitas vezes refutada. Produzir ciência é também uma forma de pesquisar os fenômenos e acontecimentos. São através de pesquisas científicas que são desenvolvidas tecnologias, medicamentos e problemas sociais.

O Centro Universitário do Vale do Araguaia (Univar) ao longo dos anos tem desenvolvido várias pesquisas no âmbito do ensino e da extensão. Para além dessa questão os docentes do Univar desenvolvem experimentos e estão sempre em busca de aprimoramento. Um exemplo disso é o professor Bruno Lucchetti que embora tenha dedicação exclusiva enquanto docente da Instituição tem desenvolvido pesquisas externas e aumentado sua capacidade técnica para contribuir com o Univar.

Lucchetti recentemente teve sua tese de doutorado publicada na revista internacional Scientific Reports reconhecida por publicizar artigos relevantes no mundo. O título do trabalho é “Metabolic syndrome agravates cardiovascular, oxidative and inflammatory dysfunction during the acute phase of Trypanosoma cruzi infection in mice”.

Segundo o docente pesquisador, o trypanosoma cruzi é um parasita causador da doença de chagas, e o objetivo da investigação era descobrir se a obesidade e a síndrome metabólica  poderia interferir no curso da fase aguda da infecção do parasita.

No experimento foram utilizados camundongos induzidos as condições pré-estabelecidas comprovando que todos os parâmetros foram afetados, cardiovasculares, metabólicos e inflamatórios. Ou seja, houve uma piora considerável nos animais infectados com trypanosoma cruzi em estado agudo da infecção levando eles à morte mais rapidamente.

A publicação é resultado da qualificação do doutorado e de uma investigação conjunta  desempenhada com outros pesquisadores. Bruno compõe o quadro de professores do curso de fisioterapia do Centro Universitário do Vale do Araguaia.

Comente esta notícia