BARRA DO GARÇAS 00:00:00 Sexta-feira, 06 de Dezembro de 2024

EDUCAÇÃO Segunda-feira, 25 de Novembro de 2024, 11:30 - A | A

25 de Novembro de 2024, 11h:30 - A | A

EDUCAÇÃO / oportunidade

ONG internacional abre inscrições para projeto de debates em escolas

Estudantes de todo o Brasil podem se inscrever até o dia 15 de dezembro.

Marcelo Borges
Semana7



Estão abertas as inscrições para o projeto “Debates Públicos nas Escolas”, estudantes de todo o Brasil podem se inscrever até o dia 15 de dezembro. A ação é uma iniciativa da ONG internacional Ashoka e visa desenvolver a cultura democrática dentro de espaços educacionais.

O programa tem duração de fevereiro a agosto de 2025 e proporciona aos jovens atuar lado a lado com integrantes da maior rede de empreendedores sociais do mundo e conhecer jovens de outras regiões do país que também participam do programa. A inscrição pode ser feita através DESTE LINK.

Ao assumir a liderança desta iniciativa, estudantes organizam os debates em escolas ou coletivos e se comprometem a atuar voluntariamente, entre 3 e 6 meses, em pelo menos duas escolas, realizando dois ou mais debates em cada uma.

Somente na última edição, cerca de 1,5 mil pessoas foram atingidas pelo projeto, tendo sido realizados 39 debates através de 14 lideranças. De 2022 até novembro de 2024, mais de 4.500 pessoas de 46 municípios de 14 estados brasileiros participaram dos Debates Públicos, mediados por 49 lideranças.

Temas como Saúde menstrual, Longevidade e diálogos Intergeracionais, Justiça Climática, Acesso ao ensino superior e Protagonismo Jovem estão entre os que mais foram debatidos nos últimos anos do projeto.

Para Grasilene Barbosa realizar os debates foi uma experiência única. “Estou quebrando o gelo de falar pra muitas pessoas e saber expressar minha opinião e ponto de vista sobre cada tema. Meu propósito é mediar cada vez mais debates para que meus colegas percam o medo de falar”, disse a jovem.

Nathan Gabriel natural de Feira de Santana - BA se juntou aos alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Limite para realizar um debate sobre Primeiro voto: a hora e a vez do protagonismo juvenil. “O encontro foi uma oportunidade valiosa para despertar o senso de compromisso dos jovens com a política e o processo democrático”, afirmou o rapaz.

Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real CLIQUE AQUI



Comente esta notícia