João Pedro Donadel
Da Redação
Acontece na capital Cuiabá nesse final de semana (28 e 29) no ginásio do bairro Lixeira a o Campeonato Estadual Escolar de Basquete 3x3, modalidade que a partir de Tóquio 2020 faz parte das Olímpiadas. Os atletas Luigi e Lorenzo Zampieri, Kayky Tosta e José Carlos Salamoni Júnior formam a equipe que representará a Escola Interativa Coopema e Barra do Garças no campeonato.
A modalidade consiste em três jogadores de equipe em uma quadra de 15 metros de largura por 11 metros de comprimento. As equipes são formadas por quatro jogadores, sendo três em quadra e um substituto. O tempo de jogo consiste em um período de dez minutos, entretanto se uma das equipes marcar 21 pontos, o jogo é encerrado e a equipe com 21 ou mais pontos sagra-se vencedora da partida.
A competição contará com dez equipes masculinas e sete femininas. A prerrogativa para a inscrição é a escola em questão ser filiada à Federação Mato-Grossense de Desporto Escolar (FMDE) diferentemente dos Jogos Escolares da Juventude, onde a escola não precisa ser filiada ao órgão para competir. A organização fica por conta da FMDE e conta com o apoio da equipe da Escola Estadual José Frageli – Arena da Educação.
Os atletas de Barra do Garças participaram da edição de 2019 dos Jogos Escolares da Juventude – Fase Estadual, que aconteceu em Água Boa no final de julho e começo de agosto. Com a quarta colocação, a equipe ficou de fora da disputa pela vaga na fase nacional da competição. Através do campeonato 3x3, a oportunidade de se disputar um campeonato nacional ainda em 2019 ressurge para os atletas da Escola Interativa Coopema.
A equipe está na Chave B da competição, juntamente com o time de Sorriso A e da escola Arena B. Na forma de disputa atual, as dez equipes foram divididas em três chaves, sendo as duas primeiras com três equipes e a terceira com quatro. Passam os dois primeiros de cada chave e os dois melhores índices técnicos, ou seja, aquelas equipes que fora os dois primeiros, terão a melhor pontuação.