Da Redação
O prefeito de Porto Alegre do Norte, Carlos Tomazetto, e a secretária municipal de Meio Ambiente e Turismo, Fernanda Soares, acompanharam a coleta de amostras de água dos rios do município realizada por uma equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), nesta quinta-feira (06). Nos últimos dias, o alto número de arraias e peixes mortos tem gerado preocupação e colocado a comunidade em estado de alerta.
A equipe da Sema-MT/DUD Confresa, representada pelo assistente técnico Leonardo Xavier, embarcou rio abaixo ao lado da secretária Fernanda Soares e de analistas ambientais para realizar a coleta de amostras em três pontos distintos dos rios do município.
De acordo com o analista ambiental da Sema Alexandre Batistela, diversos fatores podem estar ocasionando as mortes das espécies, mas a provável causa será determinada somente após a conclusão das análises. Ele ressaltou ainda que, até o momento, esse fenômeno foi registrado apenas nesta localidade dentro de toda a região.
João Marcelo Shiroma, que também é analista ambiental da Sema, detalhou que a água coletada será submetida a diferentes tipos de estudos, cada um realizado em um recipiente específico. O material será encaminhado para análise no laboratório da Sema em Cuiabá e o prazo para conclusão das análises, bem como a entrega do boletim com os resultados é de aproximadamente 30 dias.
A secretária Fernanda Soares destacou que a gestão municipal não medirá esforços para elaborar um plano de contingência e buscar soluções para o problema, assim que o boletim for emitido.
A prefeitura reforçou compromisso com a preservação ambiental e a segurança da população, e informou que acompanha de perto o caso e aguarda os resultados das análises para tomar as medidas necessárias.
Veja vídeo:
Ver essa foto no Instagram