Nara Assis/assessoria
A nova versão do aplicativo Mesário já está disponível para download. A versão 2024 traz nova identidade visual, facilitando a visualização dos tópicos, além de linguagem simplificada, fluxo mais dinâmico e ainda mais intuitivo do que a versão anterior. O principal objetivo do app é treinar e auxiliar mesárias e mesários antes e durante as eleições.
O aplicativo Mesário 2024 pode ser baixado nas plataformas iOS e Android e teve a versão atualizada pela Justiça Eleitoral para treinar as pessoas que atuarão nas Eleições Municipais de 2024, marcadas para os dias 06 (1º turno) e 27 de outubro (eventual 2º turno). Para o download, basta aceitar o termo de uso e política de privacidade e, após baixado, informar o CPF ou título de eleitor.
Em Mato Grosso, levando em consideração as últimas eleições gerais, de 2022, a previsão é que 37 mil pessoas atuem na função de mesário este ano e, portanto, recebam o treinamento do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT).
Além do conteúdo sobre os procedimentos a serem adotados na seção eleitoral, é possível acessar materiais complementares, acompanhar o progresso no treinamento, ver o histórico dos certificados e usar, no dia do pleito, listas de verificação para realizar conferências no início e no final da votação.
Treinamento em texto e vídeo
O material é organizado em módulos, visando tornar a navegação intuitiva e de fácil acesso. O conteúdo vem acompanhado de imagens ilustrativas, cartilhas e outros documentos de apoio, como o Manual do Mesário e o Guia Rápido para o Dia da Eleição. Também contém um vídeo com instruções e treinamento específico para quem vai atuar nas Eleições 2024.
No aplicativo, ainda podem ser encontradas orientações sobre fluxo de votação; procedimentos a serem adotados na seção eleitoral; checklist de início e de encerramento dos trabalhos; dicas de como combater a desinformação; quiz para testar conhecimentos; e soluções para possíveis problemas que podem ocorrer durante a votação.
Finalizado o treinamento, o aplicativo emite o certificado de conclusão e, alguns dias após as eleições, também pode emitir a Declaração de Trabalhos Eleitorais (DTE).
Funções do mesário
As funções desses colaboradores e colaboradoras da Justiça Eleitoral vão desde controlar o fluxo na seção eleitoral, que começa com a chegada dos votantes e a organização da fila, até a conferência de documentos de identificação no caderno de votação. Essas pessoas também preenchem um documento chamado ata da votação e da mesa receptora, no qual devem ser registradas todas as ocorrências ao longo do dia de eleição.
Formas de capacitação
Para participar de qualquer treinamento de mesários, é necessária a nomeação pelo cartório eleitoral. A modalidade do treinamento será indicada pelo cartório eleitoral na carta de convocação, já que poderá ser presencial, pelo aplicativo Mesário ou na plataforma de educação a distância (EaD) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Embora o app e o EaD sejam as formas prioritárias de treinamento, alguns Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) podem optar por fazer a capacitação de forma presencial.
Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real CLIQUE AQUI