BARRA DO GARÇAS 00:00:00 Sábado, 14 de Setembro de 2024

GERAL & ECONOMIA Sábado, 15 de Julho de 2023, 07:33 - A | A

15 de Julho de 2023, 07h:33 - A | A

GERAL & ECONOMIA / Cuidado

Bombeiros já realizaram 32 resgates no Rio Araguaia

Ações compreendem qualquer situação que necessite da ajuda de guarda-vidas, como afogamentos e picadas de arraia

O Popular



O Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás (CBM-GO) já promoveu 32 operações de resgate no Rio Araguaia desde o dia 3 de julho, quando iniciou a 49ª Operação Férias - Turista Seguro, com foco na prevenção de afogamentos. As operações de resgate são ações que envolvem o uso de guarda-vidas, desde afogamentos a picadas de arraias, por exemplo.

Com a expectativa de que mais de 1 milhão de pessoas aproveitem as praias do Araguaia durante o período de férias neste ano, a corporação aumentou em mais um o número de postos de atendimento ao longo do percurso entre Aragarças e Luís Alves.

Atualmente, são nove postos operacionais monitorados pelo Corpo de Bombeiros, vistoriados diariamente por guarda-vidas, montados em áreas de maior aglomeração de pessoas no ambiente aquático. Segundo o tenente Davidson Victor da Rocha Barbosa, o mais movimentado é o de Aruanã, onde há uma concentração de banhistas e embarcações.

Além dos bombeiros presentes nestes locais - cerca de 300 profissionais estão distribuídos nos nove postos -, a corporação também faz uso de drones, para auxiliar na proteção das pessoas que vão até o Rio Araguaia para desfrutar de suas águas.

Cuidados

“O principal risco que o Rio Araguaia oferece é o de afogamento devido às fortes correntezas e aos bancos de areia. Por isso, nós sempre recomendamos a utilização dos coletes salva-vidas adequados, de acordo com a altura e peso da pessoa, devidamente homologados pela Marinha do Brasil, que garante a capacidade deles de flutuar”, afirma o tenente Davidson.

Outras recomendações incluem o respeito às áreas designadas para banhos; a verificação detalhada das embarcações, para evitar que qualquer problema aconteça ao navegar; e o cuidado no trânsito dos barcos no local, o qual, dependendo do horário, pode causar complicações, especialmente na alta temporada.

Uma recomendação que o Corpo de Bombeiros faz, em especial aos banhistas, é que eles desfrutem do Rio Araguaia em áreas próximas às quais os postos operacionais estão. “É importante reforçar que o Rio Araguaia pode contar com a presença de animais como arraias e piranhas, que podem atacar quem está no território deles. Então, neste caso, é preciso ter muito cuidado e permanecer nos locais próprios para banho, para evitar qualquer acidente com estes espécimes”, adverte o tenente.

Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).

Nilo Temporada


Comente esta notícia