BARRA DO GARÇAS 00:00:00 Domingo, 08 de Setembro de 2024

GERAL & ECONOMIA Sábado, 04 de Julho de 2020, 10:45 - A | A

04 de Julho de 2020, 10h:45 - A | A

GERAL & ECONOMIA / COLAPSO NA SAÚDE

Defensoria pede UTI em outros estados

Até o momento a Defensoria já entrou com 48 liminares solicitando leito de UTI para tratamento da Covid-19 por pacientes infectados.

FolhaMax



Diante do colapso da saúde pública em Mato Grosso com a superlotação dos leitos de UTIs por conta da pandemia da covid-19, a Defensoria Pública de Mato Grosso começou a solicitar leitos em outros Estados.

 

A informação é do defensor Público-Geral Clodoaldo Aparecido Gonçalves de Queiroz. "Já começamos a incluir esse pedido a partir desta sexta-feira (3), de modo que seja determinado a internação em qualquer vaga da rede SUS, onde quer que ela esteja, garantindo o transporte em UTI aérea, se for o caso", afirmou.

 

Até o momento a Defensoria já entrou com 48 liminares solicitando leito de UTI para tratamento da covid-19 por pacientes infectados.

"Quando não tiver nenhum leito em Mato Grosso, a Defensoria vai solicitar, vai exigir, que seja conseguido leito para essas pessoas, nos Estados onde a situação já não está tão grave, e haja possibilidade de internação em UTI", completa.

 

Apesar dos pedidos, o defensor-geral acredita que as liminares judiciais não conseguirão amenizar a crise, e muito menos obrigar que Estado e prefeituras garantam leitos de UTIs para tratamento específico da covid-19, "porque não haverá leito em nenhum lugar.

"Então a solução da Pandemia não passa pelo Judiciário. Mas nós enquanto Defensoria, nós não vamos deixar de acionar a justiça até o último leito que existir, tanto em mato grosso e até fora do Estado", afirmou.

De acordo com dados da própria secretaria de Estado de Saúde, 300 pessoas estão internadas em UTIs, sendo 195 em leitos do SUS.

A taxa de ocupação está em 95%. 301 pessoas estão internadas em enfermarias do SUS com a doença. Ao todo são 19.540 casos confirmados da infecção e 741 mortes em decorrência do coronavírus no Estado.



Comente esta notícia