GERAL & ECONOMIA Sábado, 06 de Maio de 2023, 10:07 - A | A

06 de Maio de 2023, 10h:07 - A | A

GERAL & ECONOMIA / PRÓXIMOS ANOS

Desafios e metas para desenvolver o turismo nos municípios de MT são debatidos na FIT Pantanal

Sedec e secretários municipais da pasta apresentaram os problemas que enfrentam para o crescimento do turismo

Débora Siqueira | Sedec-MT



Os desafios, ações em andamento e metas dos municípios com potencial turístico foram debatidos na reunião entre os secretários municipais e diretores das pastas com a equipe da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) no segundo dia da Feira Internacional do Turismo (FIT) do Pantanal, nesta sexta-feira (05).

Cerca de 50 pessoas entre secretários, diretores e representantes das prefeituras estiveram reunidos com o secretário adjunto de Turismo, Felipe Wellaton, e apresentaram desafios em comum, mesmo sendo regiões diferentes. Um dos exemplos é Campo Verde e Cocalinho.

A coordenadora de Turismo e Eventos da Prefeitura de Campo Verde, Aline Miguel, comentou que um dos desafios é que há um potencial para o ecoturismo com cachoeiras, cidades de pedras e parques arqueológicos com pinturas rupestres, mas todos dentro de propriedades particulares.

“Então a nossa dificuldade de alguns anos é mobilizar e sensibilizar os proprietários dessas propriedades a nos darem acesso a esse turismo. Eles entendem que esse acesso pode causar incômodo”, comentou.

A mesma situação foi narrada pela secretária municipal de Turismo de Cocalinho, Keila Silva, disse os pontos turísticos da cidade também estão localizados em propriedades privadas, como a gruta do Santuário, gruta Azul e um fervedouro.

Municípios como Sinop e Alta Floresta, que estão dentro do bioma da Amazônia, buscam projetos semelhantes como a construção de uma torre de observação de aves, acessíveis para a população e turistas. Em Alta Floresta, há uma torre dessas, mas dentro de um resort dentro da Floresta Amazônica.

Em Rosário Oeste, o presidente da Fundação de Cultura e Turismo (Funcultur), Márcio José de Oliveira, pediu asfaltamento do rio Cuiabazinho até o Rio Triste, que é um dos atrativos do município, bem como o Sesc Serra Azul.

“Um dos nossos desafios também é o distrito do Bauxi, que tem cachoeiras, cavernas, mas não é explorado”.

O secretário adjunto de Turismo da Sedec, Felipe Wellaton, destacou que o próximo passo é realizar uma reunião para montar plano de trabalho para elencar, das necessidades trazidas pelos gestores, o que é possível desenvolver por meio de recursos do Estado.

“Vi que muitos falaram em fazer inventários. Mas vocês querem inventários ou produtos, de fato? Quais as obras prioritárias? Quais qualificações são necessárias a ser feitas em cada município? Temos que sentar juntos e priorizar, com foco em eficiência. O Governo de Mato Grosso tem investido em infraestrutura e precisamos saber o que é possível ser feito este ano e nos próximos”, comentou.

A próxima reunião ampliada da Sedec com os representantes municipais do turismo deve ocorrer até o fim do primeiro semestre e uma segunda até o fim do ano.

 

Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).

Educação BG

 



Comente esta notícia

Silvio Tsiruwewe Tseredzati 08/05/2023

É muito relevante ter o cartão de benefício e fazer compras aos familiares.

1 comentários

1 de 1