BARRA DO GARÇAS 00:00:00 Sexta-feira, 04 de Julho de 2025

GERAL & ECONOMIA Quarta-feira, 05 de Agosto de 2020, 14:58 - A | A

05 de Agosto de 2020, 14h:58 - A | A

GERAL & ECONOMIA / Problemas respiratórios

Dom Pedro Casaldáliga é transferido em UTI aérea para SP

Isabela Mercuri
Gazeta Digital



O bispo emérito Dom Pedro Casaldáliga, 92, foi transferido na tarde da última terça-feira (4) para a Santa Casa de Batatais, no interior de São Paulo. A viagem entre São Félix do Araguaia e Ribeirão Preto foi feita em uma UTI aérea. Dom Pedro estava internado em São Félix devido a problemas respiratórios. Seu teste deu negativo para o novo coronavírus (Covid-19).

Na terça-feira (4), chegou a ser disseminado um boato de que ele havia falecido, mas era mentira.   O bispo sofre, ainda, de mal de Parkinson, e devido ao avançar de sua idade, a situação é delicada. Ele foi internado em um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Batatais.

Ainda não se tem um diagnóstico conclusivo sobre o que teria causado as complicações de saúde.   Casaldáliga é conhecido mundialmente por conta de suas batalhas e defesas em prol dos menos favorecidos. Na região do Araguaia ele tem um trabalho prestado a favor de indígenas, quilombolas e sem terras. Na Pastoral da Terra, ele tem trabalho prestado e reconhecido até pelo Vaticano. 

Recentemente, ele assinou uma carta contra o presidente Jair Bolsonaro, citando que o Governo Federal se omite pelos mais pobres. Além de Dom Pedro, outros dois bispos também assinaram a carta e enviaram ao chefe da nação. 

 

Comente esta notícia