BARRA DO GARÇAS 00:00:00 Sábado, 14 de Setembro de 2024

GERAL & ECONOMIA Quinta-feira, 23 de Abril de 2020, 16:32 - A | A

23 de Abril de 2020, 16h:32 - A | A

GERAL & ECONOMIA / Título eleitoral

Eleitor tem até 6 de maio para regularizar situação

Os serviços devem ser solicitados por meio do preenchimento do formulário de pré-atendimento eleitoral – Título Net.

Fernanda Moraes
Da Redação



O cartório da 9° Zona Eleitoral de Mato Grosso, sediado em Barra do Garças, informa que o eleitor tem até dia 6 de maio para resolver as pendências no título eleitoral. Em decorrência da pandemia de covid-19, a solicitação poderá ser feita pela internet por meio de um preenchimento.

Assim, os serviços de alistamento (primeiro título eleitoral), transferência de domicílio eleitoral, revisão de dados ou regularização de título cancelado será feito respondendo o formulário no site Pré-atendimento eleitoral – Título Net.

O Título Net está disponível para o cadastro eleitoral no site www.tre-mt.jus.br e poderá ser utilizado até às 23h59. Para esse atendimento digital remoto, o eleitor está dispensado da coleta de dados biométricos e do pagamento de multa se oriunda de ausência às urnas. A coleta de dados biométricos está suspensa até o dia 30 de abril por determinação do Tribunal Superior Eleitoral.

Todos os serviços disponíveis via internet poderão ser solicitados independentemente do cadastro biométrico. No entanto, quando o atendimento presencial for retomado, os eleitores que precisariam ter feito a coleta biométrica em situação normal, serão convocados a comparecer no cartório eleitoral para realizar o cadastramento.

Quem não atender a essa convocação terá a inscrição eleitoral cancelada ou indeferida, mesmo que o requerimento digital tenha sido regularmente processado.É de suma importância que o eleitor, primeiramente, consulte sua situação eleitoral para saber se tem multa em decorrência de ausência aos trabalhos como mesário ou multa oriunda de processo.

Segundo, preparar a documentação para ser enviada (foto do documento oficial de identificação, foto do comprovante de endereço, foto tipo selfie ao lado do documento de identificação e demais documentos necessários, como multa, certificado militar, quando for o caso).

O terceiro passo é o preenchimento do formulário online e anexação dos documentos. Recomenda-se não preencher pelo celular, pois alguns campos do formulário podem conter erros.Por fim, deve-se acompanhar a solicitação pelo próprio site do TRE-MT.

Sendo necessário o preenchimento correto do telefone e e-mail para que o cartório consiga contato com eleitor em caso de erro na documentação, sob pena de indeferimento da solicitação.

Fechamento do cadastro nacional de eleitores

O cadastro nacional de eleitores ficará fechado a partir do dia 7 de maio, não permitindo qualquer alteração de dados. Essa medida é necessária pois as informações constantes no cadastro serão inseridas nas urnas eletrônicas e utilizadas nos cadernos de votação. 

O atendimento digital para alistamento, transferência de domicílio eleitoral e revisão de dados cadastrais foi instituído no Provimento n° 5/2020, assinado pelo Corregedor Regional Eleitoral, desembargador Sebastião Barbosa Farias.

“Os normativos estão sendo expedidos para facilitar a vida do eleitor ao mesmo tempo em que cumprimos as determinações da Organização Mundial de Saúde - OMS em relação à pandemia da Covid-19. A Justiça Eleitoral de Mato Grosso suspendeu o atendimento presencial até o dia 30 de abril como forma de preservar a saúde dos servidores, dos eleitores e demais cidadãos”, ressaltou o corregedor.



Comente esta notícia