Gazeta Digital
Luiz Gonzada de Souza, 85, despertou e voltou a falar após passar um ano e dois meses em estado vegetativo no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC). Idosa estava internada na unidade médica desde o dia 6 de setembro de 2021, onde permaneceu até a recuperação.
“Sinto alegria no coração, minha esperança é levar minha mãe o mais breve para casa. Agradeço a Deus e também o hospital, que nos acolheu, principalmente, os profissionais maravilhosos que cuidaram da minha mãe”, disse emocionado o filho da paciente, Eginaldo Gonzaga.
Segundo ele, há quase dois meses, Luiza apresentou melhoras e voltou a falar e a se alimentar via oral (pela boca). “Os exames realizados já não apresentaram mais anormalidades e então, foi retirado o uso da traqueostomia e da sonda nasoenteral”, informou Eginaldo.
Para a médica Mikaelle Barreto, o quadro clínico da paciente é inacreditável.
“Dona Luiza não precisa mais de oxigênio, ela está acordada e lúcida, apesar de sofrer da doença Alzheimer. Como ela permaneceu em estado vegetativo por muito tempo, foi solicitado o home care, mas com a surpreendente melhora não será mais necessário”, explicou a médica.
Segundo o médico e diretor técnico do HMC, Vinicius Gatto, a paciente deu entrada com quadro neurológico rebaixado, hemorragia digestiva, com histórico de AVC recente e infecção.
“Dona Luiza teve várias intercorrências e precisou ficar hospitalizada na UTI. Depois de apresentar melhora, ela foi transferida para a enfermaria e segue acompanhada pela equipe médica e multidisciplinar, superando todas as expectativas com avanços surpreendentes”, destacou.
Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).