Marcelo Borges
Semana7
A nova Catedral Nossa Senhora da Guia, em Barra do Garças, deverá ter capacidade para receber cerca de 1000 fiéis sentados. A obra teve início em 2019 e ficou paralisada durante dois anos devido a pandemia de covid-19 e sendo retomada somente no segundo semestre de 2022.
A construção, que vem sendo executada por etapas, já concluiu a parte de demolição interna e erguimento da nova fachada, com uma torre de 25 metros de altura. Estava iniciando as instalações elétricas, hidráulicas e contrapiso, porém com a chegada do novo bispo à diocese de Barra do Garças, dom Paulo Renato Fernandes, foi entendido por ele que uma expansão seria necessária por não comporta toda a comunidade.
Dom Paulo solicitou que seja construído nas duas laterais da catedral uma ampliação do “corpo da igreja” para acomodar mais fiéis. Padre Cristiano Dias, informou em entrevista ao Semana7 que até o final de toda a obra, a nova catedral deve custar aos cofres da igreja cerca de R$ 4 milhões.
Padre Cristiano diz não haver uma data prevista para a entrega, mas acredita que se todos se unirem e doarem, até final de 2025 a construção estará completa.“Não é uma obra que você tem o recurso todo, nós contamos com a participação das pessoas, com eventos para aos poucos irmos concluindo. É uma obra muito grande, é algo gigantesco, qualquer coisa que fazemos é 100, 200 mil reais”, explicou o pároco.
Durante uma missa no domingo (04-08), Paulo Renato informou que em dezembro as missas já serão celebradas na nova catedral a partir do dia 29 com o rito de abertura da porta santa, iniciando o ano jubilar, mesmo que a construção ainda não esteja pronta.
História da igreja
Em 27 de maio de 1969, o Papa Paulo VI transferiu a sede da Prelazia do Registro do Araguaia de Araguaiana para Guiratinga - MT. O Papa João Paulo II criou a Diocese de Guiratinga, em 8 de outubro de 1981.
Por fim, em 27 de fevereiro de 1982, o Papa João Paulo II, pela Bula “Cum in Pastorali” , decretou a criação da Diocese de Barra do Garças, desmembrada da Diocese de Guiratinga. Logo, a Igreja Nossa Senhora da Guia foi elevada à dignidade de Catedral Nossa Senhora da Guia.
Construída em meados de 1970, o objetivo era que fosse apenas mais uma igreja da cidade. Segundo Pe. Cristiano, o arquiteto responsável pela obra foi Benedito Calixto Neto, o mesmo que projetou a basílica de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo.
A catedral ainda conta com a pintura sacra, localizada no altar, feita pelo artista polonês Aristarco Kaszkurewicz. Ele fugiu da Europa por ocasião da Segunda Guerra Mundial, tendo perdido, durante a ocupação alemã, as duas mãos e o olho esquerdo.
Na época, Aristarco desembarcou em São Paulo mediante uma autorização especial assinada pelo presidente Getúlio Vargas. Veio acompanhado de sua esposa e de seu único filho.