Da Redação
Com Araguaia Notícia
Faleceu na madrugada desta sexta-feira (21), aos 92 anos, a agropecuarista Geraldina Rodrigues da Silva, avó do presidente da Câmara Municipal de Barra do Garças, Gabriel Pereira Lopes - Zé Gota (PSDB). Pioneira na cidade, ela era viúva de Lídio Pereira da Silva, político que também já presidiu o Legislativo do município.
Dona Geraldina participou ativamente da vida política e social da cidade. Ela foi chefe de Gabinete e secretária de Governo nas gestões de Ladislau Cristino Cortes (Lalau). A articulação dela e do marido contribuiu para a criação dos bairros Santo Antônio e São Sebastião.
Geraldina contribuiu ainda para a construção de várias igrejas na cidade e fazia parte da Legião de Maria (LegioMaria), um grupo de mulheres que prestava assistência social.
Ela deixa seis filhos [em razão de que outros dois já são falecidos], 15 netos, entre eles o presidente da 12ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) em Nova Xavantina, Rafael Pereira Lopes, além de 16 bisnetos.
O falecimento da pioneira foi lamentado pela OAB-MT e pelo prefeito em exercício e secretário municipal de Educação, Sivirino Santos, que decretou luto oficial por três dias em Barra do Garças.
“Sendo uma das pioneiras do município, Geraldina Rodrigues, prestou inúmeros serviços à população barra-garcense com projetos sociais e no serviço público. Por esta razão, foi também determinado no decreto 5.229 que a bandeira municipal ficará hasteada a meio mastro em todos os órgãos públicos do município”, diz trecho da nota de pesar divulgada pela Prefeitura.
O velório está sendo realizado na Câmara Municipal de Barra do Garças e sepultamento será no Cemitério Parque dos Ypês às 17h.
Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).