João Pedro Donadel
Da Redação
Professores do Instituto Federal do Mato Grosso, Campus Barra do Garças estão produzindo protetores faciais (faceshield) que fazem parte dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) de profissionais de saúde no combate ao novo coronavírus. Com o valor de R$ 15 mil liberados através da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do IFMT serão produzidos 340 faceshields.
Segundo um dos professores que fazem parte do grupo de produção, Anderson Beloni, a ideia surgiu com uma reportagem de italianos que estavam fabricando respiradores com uma impressora 3D. A partir dessa ideia, Beloni entrou em contato com um colega que tem contato com o Laboratório de Arquitetura e Urbanismo (FAB.Lab) da Universidade Federal de Mato Grosso em Cuiabá que também produziram faceshields através de Comando Numérico Computadorizado (CNC) que fabrica mais peças num mesmo período de tempo que uma impressora 3D.
A partir desse contato, foi montado um projeto à Proex para financiar a produção, no qual teve sua aprovação e deu início à produção.
Além de Beloni, professor de Física, o grupo conta com os professores Rui Ogawa, Gleiner Marques de Queiroz e Antônio Carlos Freitas, todos do curso técnico de Informática e professores de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (EBTT).
A distribuição será realizada totalmente para profissionais de saúde, a priori, para a região de Barra do Garças, porém não foi dispensada para demais regiões que assim solicitarem.
Faceshield
A máscara tipo faceshield é um Equipamento de Proteção Individual (EPI) utilizado no atendimento que apresenta lançamento ou ejeção de fluido no atendente, evitando sua contaminação. Isso a torna um equipamento crucial para os profissionais da saúde no enfrentamento do Covid-19, haja vista, que o paciente ao tossir ou espirar lança em direção ao atendente de saúde, partículas e/ou fluidos contaminados sobre o mesmo.
Arquivo Pessoal

Máscara tipo faceshield produzida por professores do IFMT
Evelise Castro 13/05/2020
Muito orgulhosa desta equipe!!!! Parabéns!!!!!
1 comentários