Da Assessoria
Neste mês de abril, a rede varejista Supermercado Nilo promoveu curso de capacitação para identificação de cédulas falsas. Ministrado por Josias Abud, consultor empresarial e fiscal, o treinamento foi realizado no auditório da empresa em Barra do Garças (MT), a fim de evitar prejuízos e inibir a circulação de dinheiro falso na praça.
As cédulas do real contem sete itens de segurança para atestar sua legitimidade. “É preciso estar atento aos detalhes, observando a textura, dimensões e impressões holográfica das notas", explica Abud.
Embora a falsificação seja crime com pena prevista de 3 a 12 anos de prisão, as cédulas ilegais voltaram a circular em maior volume e, de acordo com o Banco Central (BACEN), somente em 2021 o Brasil teve quase R$ 25 milhões em notas falsas apreendidas.
“Parece dinheiro, mas não é. Eles tentam passar notas de até 10 reais, então na hora de receber pagamento em dinheiro a gente precisa de atenção redobrada”, alerta a fiscal de caixa Marilda Pereira.
Para Marcela Silvério, gestora de Recursos Humanos da rede, os treinamentos são fundamentais para orientar e resguardar os colaboradores, principalmente os fiscais e as operadoras de caixas. “A melhor forma para evitar prejuízos é capacitar a equipe. Nossa orientação é que peçam ajuda em caso de dúvidas. Não é sobre desconfiar, é sobre conferir”, comenta.
Para saber mais sobre a identificação das cédulas falsas, basta entrar no site do Banco Central (https://www.bcb.gov.br/) e interagir com os infográficos disponíveis para identificação.
Sobre o Supermercado Nilo:
Há mais de 30 anos no mercado e em continuo processo de expansão, a rede varejista Supermercado Nilo conta com unidades em Barra do Garças (MT), Nova Xavantina (MT), Água Boa (MT) e, recentemente, também adquiriu terrenos nas cidades de Aragarças (GO) e Querência (MT). Com mix completo, quase mil colaboradores e mais de 30 mil clientes ativos, a empresa possui incrível aceitação da comunidade nas localidades onde atua e assume o compromisso de levar o menor preço para aonde quer que vá. “No quieto no quieto, o Nilo vende mais barato”.
Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).
Secom MT
