GERAL & ECONOMIA Quinta-feira, 05 de Outubro de 2023, 07:44 - A | A

05 de Outubro de 2023, 07h:44 - A | A

GERAL & ECONOMIA / Transparência

TRE participa de evento de abertura dos códigos-fontes dos sistemas eleitorais

RD News



Representantes do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) participaram, nesta quarta-feira(04.10), da abertura do Ciclo de Transparência Democrática das Eleições 2024, realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília (DF). O objetivo foi apresentar todas as etapas e mecanismos de auditoria e segurançado sistema eleitoral, incluindo a abertura dos códigos-fontes.

O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, reafirmou o compromisso com a democracia. “Temos, apartir do início desse ciclo, a reafirmação de que o Tribunal Superior Eleitoral está sempre aberto a todos aqueles que queiram auxiliar, todos aqueles que queiram fiscalizar, todos aqueles que queiram melhorar a forma como nós exercemos a democracia. Com absoluta certeza de que, em 2024, teremos mais um ciclo democrático, mais uma eleição com total tranquilidade e transparência para que possamos solidificar cada vez mais a nossa
democracia”.

O juiz auxiliar da Presidência do TRE-MT, Aristeu Dias Batista Vilella, participou do evento e ressaltou a postura de transparência adotada pela Justiça Eleitoral. “Com a abertura dos códigos-fontes, os interessados vão poder acompanhar e fiscalizar o processo eleitoral desde antes do início do próximo pleito. Dessa forma, o TSE e os TREs se colocam, de forma transparente, à disposição de partidos políticos e da sociedade em geral. O ato também reforça a segurança do processo eleitoral e da urna eletrônica”, frisou             Também pelo TRE-MT, participaram do evento o diretor-geral, Mauro Sérgio Rodrigues Diogo; o assessor dogabinete da Presidência; Hernandesio de Lima; e o coordenador de Sistemas Eleitorais, Salomão de Souza Fortaleza. A cerimônia contou ainda com presidentes e representantes dos seguintes partidos políticos: AGIR; PDT; PT; MDB; Patriotas; Solidariedade; Avante; PCdoB; PL; Partido Novo; Podemos; Progressistas; PSDB; Republicanos; PSD; PSOL e Partido Verde.

Os códigos-fontes , A abertura dos códigos-fontes é um procedimento realizado pela Justiça Eleitoral regularmente, pelo menos um ano antes de cada eleição. É regulamentado pela Resolução TSE nº 23.673/2021, que trata das ações de fiscalização do sistema eletrônico de votação. Este período, que antes era de seis meses antes, foi ampliado a partir do pleito de 2022.

 



Comente esta notícia