GERAL & ECONOMIA Quarta-feira, 17 de Maio de 2023, 11:02 - A | A

17 de Maio de 2023, 11h:02 - A | A

GERAL & ECONOMIA / 63ª edição

Vencedora do Miss Universo MT 2023 luta contra exploração sexual infantil

Ela criou o projeto Descomplicando a Educação Sexual Infantil (DESI)

Giovana Lucas
g1 MT



Bárbara Reis, de 25 anos, conquistou o título de Miss Universo Mato Grosso 2023 no último domingo (14), em Cuiabá. A mato-grossense é natural de Sinop, a 503 km da capital e já havia se destacado em competições anteriores. Ela recebeu a tão sonhada coroa competindo com outras 33 jovens. Agora, Bárbara se prepara para representar o estado no Miss Universo Brasil 2023.

Ela iniciou sua jornada com o título de Miss Comércio Sinop 2016 e, no ano seguinte, conquistou várias premiações no Miss Brasil Mundo, no qual terminou em 2º lugar. Em 2018, representando o Brasil no Miss Supranational, alcançou a 6ª posição e trouxe para casa três importantes títulos.

Em 2022, obteve o 4º lugar no Miss Grand Brasil antes de retornar em 2023 e ser coroada Miss Universo Mato Grosso. Ela foi coroada pela Miss Universo Mato Grosso 2022, Mia Mamede.

Luta contra o abuso sexual infantil

A trajetória de Bárbara vai além das passarelas e dos holofotes. A jovem criou o projeto Descomplicando a Educação Sexual Infantil (DESI), com o objetivo de combater a exploração sexual infantil, uma questão que ela mesma enfrentou dos 8 aos 16 anos dentro de sua própria casa.

"Depois que eu procurei ajuda, eu entendi que quanto mais a gente conversa sobre, mais a gente se cura", afirmou Bárbara.
O DESI busca levar informação e conhecimento para pais e responsáveis, visando prevenir e evitar abusos sexuais contra crianças. A miss destaca que seu objetivo vai além de apenas denunciar, mas sim impedir que esse tipo de problema ocorra.

Para isso, profissionais do setor infantil compartilham seus conhecimentos e orientações com as famílias envolvidas.

"É muito importante contar com a ajuda de pessoas que entendam do assunto e que vão saber orientar a família da forma correta", disse Barbara.
Bárbara expressa sua satisfação e comprometimento com o projeto, sabendo que ele tem o potencial de ajudar inúmeras crianças, evitando que sejam vítimas de abuso sexual infantil. "É nosso dever proteger as crianças e garantir que elas tenham uma infância tranquila e segura", ressalta a miss.

Bárbara Reis é um exemplo inspirador de determinação e superação, utilizando sua visibilidade e sucesso para combater uma causa tão importante como a exploração sexual infantil. Com seu projeto DESI, ela busca promover a conscientização e a prevenção desse grave problema, levando informação e proteção para as famílias.

O concurso celebrou a 63ª edição no último domingo (14) e apresentou algumas mudanças no regulamento, como a permissão para que mulheres casadas e com filhos também participassem. Desde 2016, é permitida a participação de mulheres transexuais.

Reprodução

bárbara reis - miss mato grosso 2023

 

Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).

IPTU Aragarças 2023

 

 



Comente esta notícia