João Pedro Donadel
Redação
Semana7

Área particular desmatada próximo ao córrego do Lajedo
Nessa última segunda-feira (23) a equipe do Semana7 reportou sobre uma área próxima ao córrego do Lajedo que se encontra com vestígios de desmatamento. Até o fechamento da matéria, não havíamos conseguido contato com a direção regional da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).
De acordo com o diretor regional da Sema, Moacir Couto Filho, a área se encontra na Área de Proteção Ambiental (APA) do Parque da Serra Azul, portanto a fiscalização fica por conta da gerência do parque.Em conversa com a gerente do parque, Cristiane Schnepfleitner, a equipe atua mediante denúncia ou flagrante do ato de crime ambiental.
Cristiane conta que não emite nenhuma autorização para abertura da área “a obrigação do proprietário é limpar o capim exótico visando reduzir o risco de incêndios” explica. Para árvores mortas, o proprietário da área deve fazer a solicitação junto à prefeitura. A gerência do parque realiza a vistoria e defere ou não o corte. Nas zonas urbanas da APA os procesdimentos são feitos em conjunto com a Sema e prefeitura de Barra do Garças
Ao apresentarmos a matéria para a equipe e nos foi explicado que a partir das imagens iriam confirmar corretamente a localização, para verificar se está na APA do Parque Serra Azul. Confirmada a localização, será feita a vistoria e a emissão das sanções previstas conforme a legislação vigente.
Cristiane explica que as denúncias também podem ser feitas na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por se tratar de área urbana. Para a gerente, a participação da comunidade nas denúncias auxiliam de forma gigantesca na preservação, tendo em vista que a equipe age mediante denúncias ou flagrante do ato.
Alguns contatos em que essas denúncias podem ser feitas: Parque Serra azul através do e-mail [email protected] ou no telefone 66 3401-9899; Ouvidoria da Sema através do telefone 0800 65 35 35; Regional da Sema através do e-mail [email protected] ou no telefone 66 3401-4167 e na Secretaria Municipal de Meio Ambiente através do e-mail [email protected].