BARRA DO GARÇAS 00:00:00 Domingo, 15 de Junho de 2025

GERAL & ECONOMIA Quarta-feira, 03 de Fevereiro de 2021, 17:00 - A | A

03 de Fevereiro de 2021, 17h:00 - A | A

GERAL & ECONOMIA / Precisa de doadores

Banco de Sangue de Barra do Garças tem estoques em nível crítico

Segundo a unidade, há necessidade, especialmente, do tipo sanguíneo O positivo

da Redação



Os estoques do Banco de Sangue de Barra do Garças estão em estado crítico. Segundo a Unidade de Coleta e Transfusão, há necessidade, especialmente, do tipo sanguíneo O positivo.

A coleta está sendo realizada de forma tranquila e segura, com no máximo, dois doadores presentes na sala.

O Banco de Sangue continua funcionando em horário normal, pela manhã das 7h às 10h e, à tarde das 13h às 16h. A unidade fica anexa ao Hospital Municipal Milton Pessoa Morbeck.

Para fazer a doação de sangue, o doador deve estar em boas condições de saúde, além de ter idade entre 18 e 69 anos (menores precisam de consentimento dos responsáveis), pesar no mínimo 50 quilos, estar alimentado, ter dormido no mínimo seis horas nas últimas 24 horas e apresentar documento com foto.

Ficam impedidos de doar sangue temporariamente, grávidas, mulheres que estão amamentando (período de até 12 meses após o parto), mulheres que estão no período pós-gestação (90 dias parto normal e 180 dias cesariana), pessoas que realizaram procedimentos invasivos na pele como tatuagem (12 meses após o procedimento), quem ingeriu bebida alcoólica nas últimas 12 horas, pessoas que foram expostas a risco de infecções sexualmente transmissíveis nos últimos 12 meses, quem passou por exames ou procedimentos com o uso de endoscópio (últimos 6 meses) e as pessoas que ficaram gripadas, resfriadas ou com febre (7 dias após desaparecimento dos sintomas).

Não pode doar de forma alguma quem já teve hepatite A após os 11 anos de idade, evidência clínica ou laboratorial de doenças transmissíveis pelo sangue (hepatite B e C, vírus HIV, doença de Chagas e doenças relacionadas ao vírus HTLV I e II) e uso de drogas ilícitas injetáveis.

 

Comente esta notícia