Emily Tinan
da Redação
O Banco do Brasil (BB) irá fechar uma das agências em Barra do Garças nesta próxima sexta-feira (12). A medida faz parte do plano de reestruturação do banco anunciado em janeiro, onde afetará o encerramento de 361 unidades de atendimento no Brasil, além do desligamento voluntário de 5 mil funcionários.
Todos os atendimentos agora irão ser realizados na instituição financeira, localizada na rotatória da Praça dos Garimpeiros, a partir de segunda-feira (15). Além de Barra do Garças, mais quatro cidades, como: Pontal do Araguaia, Araguaiana, General Carneiro e Aragarças (GO) utilizam a agencia.
A agência da Gabriel Ferreira encerra as suas atividades após cinco anos em funcionamento. Seu prédio deve ser devolvido aos proprietários, o que provavelmente, causará um prejuízo a instituição pública que construiu a edificação.
O BB justifica as modificações com base no "aumento do comportamento digital de seus clientes". Segundo o banco, desde 2016, vem havendo "significativa redução nas transações em guichês de caixa (-42%), enquanto o uso dos aplicativos mobile praticamente dobrou no mesmo período e já responde por 86% das transações.
O sindicato dos bancários teme que o banco esteja sendo preparado para uma futura privatização, que enxerga como um retrocesso ao país. “A restruturação do Banco do Brasil prevê a diminuição de caixas executivos, ou seja, diminuindo o atendimento presencial causará mais desemprego”, analisa o sindicalista, Sebastião Soares.
Ainda está previsto o fechamento de mais sete agências em Mato Grosso, sendo em Várzea Grande, Cuiabá, Nortelândia, Alto Paraguai, Denise, Nobres e Rondonópolis.
Em Nortelândia, Alto Paraguai, Denise e Nobres só há uma agência do Banco do Brasil em cada cidade.
Segundo o banco, os municípios visados pela reestruturação, com apenas uma agência do BB, vão ganhar um correspondente bancário ou uma agência menor em troca.
(Com informações do Araguaia Notícia)