Emily Tinan
da Redação
O verão em Barra do Garças provoca um aumento significativo da temperatura, o que torna um período ideal para os moradores buscarem se refrescar nas cachoeiras e rios. No entanto, com o calor vem as frequências de chuvas que transformam o ambiente aquático em uma zona de perigo para os banhistas, conforme alerta o Corpo de Bombeiro.
Segundo Italo Diniz, 1° tenente do Corpo de Bombeiro Militar, as principais recomendações é que as pessoas não fiquem nesses espaços durantes as chuvas, para garantir sua segurança de possíveis descarga elétrica provenientes dos raios. “Por se tratarem de locais abertos e sem proteção contra essas descargas, orientamos que os moradores evitem lazer em ambientes aquáticos”, disse.
O tenente ainda saliente os perigos do aumento repentino dos níveis de água em parte mais altas do rio e em cachoeiras, sempre atento a fenômenos como “cabeça d’água”, que podem causar desde pequenos acidentes até fatalidades.
“Sempre lembrar que em períodos apropriados para o banho, sempre dar preferência aos locais que possuem vigilância constante dos guarda-vidas, sinalização para banhistas e embarcações e equipamentos de salvatagem”, aponta o militar.
Para os pilotos de embarcações as orientações são de sempre estar com o uso do colete salva-vidas, não ingerir bebidas alcoólicas antes de pilotar e sempre possuir a devida habilitação, seguindo todas as demais orientações da Marinha do Brasil.
Previsão
O período de chuva ainda permanece neste começo de semana, em Barra do Garças. Conforme aponta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de muita chuva e tempo nublado nesta segunda-feira (15). A máxima é de 29°C e a mínima é de 22°C.
O Inmet ainda faz alerta para tempestades em toda região de Mato Grosso, com risco de ventos intensos, alagamento e corte de energia.