Jacques Gosch
RD News
A deputada federal Rosa Neide, o deputado estadual Valdir Barranco, ambos do PT, e o ex-ministro dos Governos Lula e Dilma, Gilberto Carvalho, participaram do velório do Bispo Emérito de São Félix do Araguaia, Dom Pedro Casáldaliga, nesta terça (11), em Ribeirão Cascalheira (a 893 km de Cuiabá).
Os deputados desembarcaram no município por volta das 10h e foram recepcionados pela prefeita Luzia Brandão (SD), pela vereadora Professora Isabel (PT) e por Gilberto, que já estava na cidade. Em seguida, foram ao local do velório, o Santuário dos Mártires da Caminhada. O Santuário foi criado por Dom Pedro no mesmo local onde o padre João Bosco foi assassinado, em 1976.
Em Ribeirão, o corpo de Dom Pedro foi velado desde a segunda (10) por religiosos, moradores, políticos locais e amigos de décadas. Rosa Neide, Barranco e Gilberto permaneceram no local até a saída do corpo para São Félix do Araguaia, por volta das 12h.
Ribeirão Cascalheira foi a segunda cidade onde o corpo de Dom Pedro foi velado. A primeira foi Batatais, interior de São Paulo, onde o bispo faleceu no sábado (08), pela manhã. Dom Pedro foi velado na Capela do Claretiano – Centro Universitário. Espanhol, o bispo era missionário claretiano (Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria).
O velório em São Félix deve começar hoje, por volta das 18h, no Centro Comunitário Tia Irene. No local, ocorrerá o ofício dos mártires e a vigília noturna.
Na quarta (12), às 8h, ocorrerá a missa de exéquias. Em seguida, o corpo será transportado para o cemitério dos Karajás e dos Peões, à beira do rio Araguaia, onde será sepultado, cumprindo o que foi pedido ainda em vida, por Dom Pedro.
Homenagens
Para homenagear o Bispo dos Pobres, Rosa Neide postou a seguinte mensagem em suas redes sociais: “Partiu Pedro, humano, humilde, herói, bom, solidário! O Pedro dos pobres, mulheres, negros, indígenas, sem terras, DO POVO! Na ditadura, de quantas ciladas da morte escapou, de quantas emboscadas de latifundiários se esquivou, na maioria das vezes salvou- se da morte porque os seus algozes procuravam um representante fisicamente a altura do cargo… morador de um palácio, com vestes específicas …Mesmo na eminência da morte , nunca mudou o caminho, o rumo, a direção ,e seguiu o Evangelho de Cristo até as últimas consequências, como práxis, até o limite de sua força física. Sua compaixão, abnegação, entrega, denúncias e anúncios, atitudes raramente vistas num ser humano com tamanha intensidade, transcendem seu corpo franzino para ser um farol de esperança aos oprimidos da Terra. A vida de Pedro não foi em vão, ele agora está na galeria dos mártires, como um farol, nos lembrando a todo momento que a luta vale a pena”.
"Dom Pedro Casaldáliga deixa saudades eternas para todos os mato-grossenses. Um homem incansável na defesa dos menos favorecidos, em especial dos povos indígenas, das mulheres e dos agricultores familiares. Pedro deixa um legado de fé, esperança e amor ao próximo, Vá com Deus, meu amigo!", despediu-se Barranco (Com Assessoria).