BARRA DO GARÇAS 00:00:00 Quarta-feira, 23 de Abril de 2025

GERAL & ECONOMIA Segunda-feira, 09 de Setembro de 2019, 14:12 - A | A

09 de Setembro de 2019, 14h:12 - A | A

GERAL & ECONOMIA / Queimadas

Fim de semana registra 14 focos de incêndio em Barra do Garças

Nova Barra tem sido uma das regiões mais atingidas por queimadas urbanas

Kayc Alves
Da redação



Brigada de Incêndio

Queimadas

 

Barra do Garças queimou em pelo menos 14 focos de incêndio, durante os três dias do último fim de semana. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma das áreas mais atingidas por queimadas urbanas tem sido a região do bairro Nova Barra.    

De sexta-feira (6) a domingo (8), houve o registro de 14 queimadas na região de Barra do Garças, incluindo o interior do município e a cidade de Pontal do Araguaia. Os dados são da 1ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiro Militar (CIBM), que identificou, a pedido do Semana7, as ocorrências de incêndio em vegetação.    

Segundo explica o sargento Gomes, essa categoria pode incluir incêndios urbanos, rurais e em matas ciliares. Ela se distingue da categoria de incêndio florestal, que é aplicada quando ocorre, por exemplo, queimada no Parque Estadual Serra Azul.    

Apenas na sexta-feira, foram sete incêndios em vegetação, a metade das ocorrências do dia, que mobilizaram os bombeiros em um total de 15 vezes. No sábado, a companhia registrou seis focos e no domingo houve uma ocorrência de incêndio.    

Os dados repassados pelo Corpo de Bombeiros não pontuam os locais das ocorrências, mas segundo a companhia, neste fim de semana, a maior parte dos incêndios se concentrou no Jardim Nova Barra, nas proximidades da Praia do Bosque.    

É o que mostra também as informações da Brigada de Combate à Incêndio Associação Amigos do Animais. A entidade confirmou ao Semana7 seis focos de incêndio no bairro, durante o sábado. De acordo com o sargento Gomes, queimadas na região são especialmente preocupantes devido à proximidade com a mata ciliar do rio Garças.    

No final de semana, um foco de incêndio também devastou cerca de 1 quilômetro quadrado na zona rural de Pontal do Araguaia, atingindo várias propriedades.

Comente esta notícia