Kayc Alves
Da redação
Brigada de Incêndio

Barra do Garças queimou em pelo menos 14 focos de incêndio, durante os três dias do último fim de semana. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma das áreas mais atingidas por queimadas urbanas tem sido a região do bairro Nova Barra.
De sexta-feira (6) a domingo (8), houve o registro de 14 queimadas na região de Barra do Garças, incluindo o interior do município e a cidade de Pontal do Araguaia. Os dados são da 1ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiro Militar (CIBM), que identificou, a pedido do Semana7, as ocorrências de incêndio em vegetação.
Segundo explica o sargento Gomes, essa categoria pode incluir incêndios urbanos, rurais e em matas ciliares. Ela se distingue da categoria de incêndio florestal, que é aplicada quando ocorre, por exemplo, queimada no Parque Estadual Serra Azul.
Apenas na sexta-feira, foram sete incêndios em vegetação, a metade das ocorrências do dia, que mobilizaram os bombeiros em um total de 15 vezes. No sábado, a companhia registrou seis focos e no domingo houve uma ocorrência de incêndio.
Os dados repassados pelo Corpo de Bombeiros não pontuam os locais das ocorrências, mas segundo a companhia, neste fim de semana, a maior parte dos incêndios se concentrou no Jardim Nova Barra, nas proximidades da Praia do Bosque.
É o que mostra também as informações da Brigada de Combate à Incêndio Associação Amigos do Animais. A entidade confirmou ao Semana7 seis focos de incêndio no bairro, durante o sábado. De acordo com o sargento Gomes, queimadas na região são especialmente preocupantes devido à proximidade com a mata ciliar do rio Garças.
No final de semana, um foco de incêndio também devastou cerca de 1 quilômetro quadrado na zona rural de Pontal do Araguaia, atingindo várias propriedades.