Andrezza Dias
Da Redação
O coletivo do PSOL ‘Bem Viver Araguaia’, em Barra do Garças, fez um ato contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), neste sábado (29). A ação que busca chamar a atenção para o marco de mais de 459 mil mortes pelo coronavírus no Brasil foi realizada na praia Quarto Crescente, em Aragarças (GO), na divisa com o estado de Mato Grosso.
O grupo instalou diversas cruzes ao lado de covas simbólicas na areia da praia para homenagear e lembrar as vítimas da Covid-19. Cartazes com a frase “Vida, pão, vacina e educação!” reforçaram o pedido por mais imunizantes, além da volta do auxílio emergencial de R$ 600,00.
Segundo os organizadores, o ato contou com um número reduzido de militantes, todos usando máscaras PFF2 e mantendo o distanciamento.
A ação faz parte das manifestações contra Bolsonaro marcadas para este sábado (29) pelo país. Ao menos 25 capitais e 85 cidades brasileiras terão protestos contra o presidente, conforme as informações da BBC Brasil.
“O Vale do Araguaia mobilizado na ação nacional chamada para o dia de hoje, 29 de maio, denunciando o genocídio promovido pelo governo Bolsonaro contra o povo brasileiro. São 460 mil mortos. Cemitérios lotados, geladeiras vazias!”, diz um trecho de uma publicação do coletivo no Instagram.
Na região da ‘Grande Barra’, formada pelos municípios de Barra do Garças, Pontal do Araguaia e Aragarças, já são 311 mortes em decorrência do coronavírus. A maioria foi registrada em Barra do Garças com 244, Pontal com 15 e Aragarças com 52 vítimas. Os dados são dos boletins divulgados pelas secretarias municipais de saúde, na sexta-feira (28).
Veja fotos do protesto abaixo.