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GERAL & ECONOMIA Quarta-feira, 16 de Outubro de 2019, 13:34 - A | A

16 de Outubro de 2019, 13h:34 - A | A

GERAL & ECONOMIA / Infraestrutura

Liderança indígena cobra a senador traçado da 158 pelo Contorno Leste

Pedido ocorreu durante inauguração de hospital e trecho da BR-242, em São Félix do Araguaia

Kayc Alves
Da redação



O indígena Domingos Tsereãmorété defendeu ao senador Wellington Fagundes (PL) que o traçado da BR-158 respeite os limites da reserva Marãiwatsédé e seja construído pelo chamado Contorno Leste. A cobrança da liderança Xavante foi flagrada durante coletiva de imprensa, em São Félix do Araguaia, na ocasião da inauguração do Hospital Municipal Prefeito João Abreu Luz.    

No último sábado, autoridades políticas estaduais e federais se reuniram em São Félix do Araguaia para a inauguração do hospital municipal e de um trecho de 1.200 metros da entrada da cidade, pela BR-242.    

Para o senador Fagundes, a pavimentação do trecho simboliza “o passo inicial para o asfaltamento de toda a extensão da 242.” A conclusão da BR facilitaria o tráfego na região, ligando São Félix à 158.    

Enquanto falava a jornalistas, o senador foi interrompido pelo Xavante Domingos Tsereãmorété, que estava ao seu lado. Ele sugeriu que Fagundes interferisse para que a BR-158 passe pelo Contorno Leste, dando a volta na Terra Indígena Marãiwatsédé. Atualmente, o entendimento do governo federal é que a rodovia corte a reserva, em seu traçado original, uma vez que este percurso geraria menos custos a obra.    

“Queremos pedir, pensar juntos, respeitando nós, o povo Xavante de Marãiwatsédé, e no futuro ter ideia”, disse o indígena.    

Nos últimos anos as atenções de autoridades políticas da região estiveram voltadas, sobretudo, para a BR-158, que liga o Médio Araguaia até o norte do estado. Para que as comunidades indígenas de Marãiwatsédé não sofressem com o impacto da obra, foi definido um contorno a reserva, em um percurso de aproximadamente 190 km.    

Além de evitar traçar a reserva, o Contorno Leste ainda daria acesso, por asfalto, aos municípios de Bom Jesus do Araguaia, Serra Nova Dourada e Alto Boa Vista.    

O projeto do contorno chegou a ter todas as licenças ambientais emitidas e até teve um de seus lotes licitados. Mesmo assim, para evitar gastos, o governo federal já anunciou que quer passar a rodovia por dentro da terra indígena, em um percurso de 120 km.    

Pelo traçado original, a obra pode demorar, visto que ainda não tem projeto e não conta com os avais dos órgãos licenciadores.

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