Defesa Net
Com Redação
No dia 29 de setembro de 2019, militares do 58º Batalhão de Infantaria Motorizado, de Aragarças, se deslocaram para o município de São Félix do Araguaia, no Mato Grosso (MT), para participar da Operação Verde Brasil. As ações do Exército na atividade têm por base o Decreto n° 9.985, de 23 de agosto de 2019, e o Decreto n° 10.022, de 20 de setembro de 2019.
A missão tem como finalidades realizar ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais e o combate a focos de incêndio em áreas da Amazônia Legal. Ao todo, 72 militares foram empregados em São Félix do Araguaia, além de outros 60 que se encontram de prontidão, em condições de serem designados no combate aos focos de incêndio, para executar atividades de segurança e combate a crimes ambientais.
Um quantitativo de 18 viaturas militares foram utilizadas, das quais uma é a Viatura de Comando e Controle (C²), que possibilita a consciência situacional por parte do Comando da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, localizada em Cuiabá (MT).
Quatro tratores, uma retroescavadeira e um trator de esteira que estavam realizando desmatamento ilegal na região foram apreendidos. Aos envolvidos, foram aplicadas multas no valor de R$ 816 mil. Também foram penalizadas pessoas por uso de fogo ilegal, cujo os valores somaram a quantia de mais de R$ 1.6 milhão.