Assessoria
Mediante um trabalho de estratégia e planejamento preventivo a Brigada do Parque Estadual da Serra Azul e Corpo de Bombeiros (1ª CIBM), foi realizado nesta segunda-feira (28) uma ação preventiva denominada “Aceiro Negro”.
Segundo coordenadores, “ele consiste em uma faixa sem vegetação, que impeça o avanço das chamas. Pode ser aberto com ferramentas como enxadas e rastelos, com trator ou com fogo. O aceiro de fogo (ou aceiro negro) só é recomendado por quem domina a técnica, sob risco de causar um outro incêndio”.
A ação foi realizada em um local estratégico, na Área de Proteção Ambiental (APA) do Parque Estadual da Serra Azul. Trata-se de uma área de risco e que tem sido alvo de incêndios criminosos no ano de 2020 e anteriores, mesmo com o controle da vegetação rasteira (capim).
Toda a ação contou com planejamento que vem ocorrendo com base em dados dos anos anteriores e ocorreu com a presença de profissionais do Parque, CBM, Prefeitura Municipal de Barra do Garças e Brigada Associação Amigos dos Animais (AAA).
“O resultado esperado é de que se dificulte as ações criminosas e, para isso o apoio da população é fundamental, principalmente de quem vive no entorno do Parque, denunciando e nos informando mediante visualização direta e nas câmeras de segurança de suas residências sobre atitudes suspeitas no local”, destacou a gerente do parque Cristiane Schnepfleitner.
As ações de prevenção e controle também ocorrerão em outras regiões de risco.
A equipe do parque também ressalta que a compreensão e apoio da população são fundamentais, uma vez que a queima mínima feita tecnicamente e pelos órgãos competentes ajuda a prevenir um grande incêndio com perdas incalculáveis à fauna e flora da nossa região.
"Ajude-nos a cuidar do parque" finalizou a Cristiane.