BARRA DO GARÇAS 00:00:00 Terça-feira, 24 de Junho de 2025

GERAL & ECONOMIA Quinta-feira, 16 de Julho de 2020, 08:16 - A | A

16 de Julho de 2020, 08h:16 - A | A

GERAL & ECONOMIA / Exposed

Perfil no Twitter expõe relatos de garotas que sofreram abusos em Barra do Garças e região

A administradora do perfil recebe as denúncias e posta na rede social de maneira anônima para que as vítimas não sejam expostas

Canarana em Foco



Um perfil criado recentemente no Twitter reúne relatos de assédios e abusos sexuais, físicos e psicológicos sofridos por jovens de Barra do Garças e região. O perfil @Exposed possui mais de mil seguidores e dezenas de relatos de adolescentes e mulheres que retratam traumas, medos, dúvidas e pesadelos.

O que chama a atenção é que a maior parte dos casos divulgados são de adolescentes ou mulheres que ainda não chegaram aos 30 anos, onde descrevem os abusadores, na maioria das vezes, como um namorado, um primo, um tio, um amigo da família, ou seja, pessoas que a sociedade classifica como ‘acima de qualquer suspeita’ e em quem a vítima confiava e acreditava estar segura.

A administradora da conta, que não quis se identificar por medo de sofrer represálias, disse conhecer muitas jovens que já sofreram abusos e, inclusive, já presenciou um. Segundo ela, os autores dos crimes sempre ficam impunes e se passam por boas pessoas perante a sociedade. Cansada disso, ela decidiu criar o perfil com a intenção de ajudar as vítimas a expor assediadores que machucaram e abusaram sexualmente ou psicologicamente.

“Eu fiz o perfil com o intuito de ajudar as meninas a expor os caras que cometeram os atos e estão ilesos até hoje, decidi ser o porto seguro de algumas meninas. Não tenham medo, se ainda não se sente confortável para falar sobre isso, eu entendo vocês, mas saibam que não estão sozinhas e que estamos em busca de nossos direitos’’, disse.

A administradora do perfil recebe as denúncias e posta no Twitter de maneira anônima para que as vítimas não sejam expostas. Ela disse que muitas jovens têm medo de denunciar e serem julgadas ou até mesmo perseguidas pelos agressores. Nos prints de denúncias recebidas na página, é possível notar que a maioria dos abusos ocorre quando a vítima está embriagada e sem condições de resistir. Alguns relatos ocorreram até com menores de idade.

Denúncias

A denúncia é um dos caminhos para se combater a violência. Vale lembrar que os boletins de ocorrência podem ser registrados em qualquer delegacia, mas as unidades especializadas em geral contam com atendimento psicossocial e acolhimento.

Em Barra do Garças, a vítima pode procurar a Delegacia Especializada de Defesa de Mulher, localizada na rua Carajás, 1156 – Centro. Telefone: (66) 3401-1388. E-mail: [email protected]

 

 

Comente esta notícia