Emily Tinan
da Redação
Prefeitura Municipal

A prefeitura de São José do Xingu irá transmitir na próxima sexta-feira (26) uma live em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres. A programação faz parte da campanha Março Lilás, mês de prevenção do câncer de colo do útero.
A campanha está sendo mobilizada desde o começo deste mês pela primeira-dama e secretária de Governo, Suélen Rodrigues, juntamente com a secretária de Assistência Social, Maristela Fonseca.
A transmissão irá se iniciar as 19h pelo Instagram da primeira-dama. A programação contará com danças, músicas e apresentações. Ainda será realizado um sorteio de uma máquina de lavar Brastemp 14kg durante a live para as participantes e para as mulheres que fizerem os exames de prevenção na rede municipal de saúde.
O prêmio é uma doação do prefeito Sandro Costa (DEM) juntamente com o vice Helinho e dos vereadores, Cicero Romão (Presidente da Câmara), Valdomiro, Wedersilva, Pedro Condão, Irmã Rosa, Geferson do Rodeio, Dimazão, Alcino Moura e Marcos Rogério.
Sobre o câncer
A grande maioria dos casos de câncer do colo do útero está associada a infecção pelo HPV. A evolução para câncer é lenta, por isso que o rastreamento e a prevenção são tão importantes, já que os exames permitem a detecção precoce de lesões que podem evoluir para câncer se não tratadas adequadamente.
Como a doença é assintomática em seu estado inicial, é fundamental passar com o ginecologista anualmente para avaliação e para fazer os exames de rastreamento, que devem ser iniciados a partir dos 25 anos de idade e repetidos conforme orientação médica. "O Papanicolau é um exame simples, de fácil acesso, e de extrema importância na vida da mulher. Mediante alterações no Papanicolau, o médico vai solicitar um exame mais específico para visualização e análise do colo do útero, que se chama colposcopia, com a realização de biópsia da região alterada", explica a Doutora Daniela Franco Leanza, ginecologista e obstetra do Grupo NotreDame Intermédica.
Quando a paciente apresenta sintomas como sangramento entre as menstruações, dor ou desconforto pélvico, sangramento ou dor após a relação sexual ou corrimento persistente, o câncer já pode estar em estado avançado.