BARRA DO GARÇAS 00:00:00 Sexta-feira, 04 de Outubro de 2024

GERAL & ECONOMIA Segunda-feira, 22 de Fevereiro de 2021, 15:17 - A | A

22 de Fevereiro de 2021, 15h:17 - A | A

GERAL & ECONOMIA / Educação

Professor Sivirino visita escolas na Aldeia São Marcos

Secretaria de Educação prepara diagnóstico das escolas nas aldeias indígenas

Neiriane Santos
Da Redação



O secretário municipal de educação de Barra do Garças, professor Sivirino Souza, juntamente com a equipe pedagógica da pasta, estiveram durante este último final de semana, nas escolas municipais da Terra Indígena São Marcos da etnia Xavante. O objetivo da visita é fazer uma imersão na realidade da aldeia para diagnosticar as necessidades das escolas e emitir um relatório da estrutura predial, das condições de ensino e a avaliação da realidade dos alunos.

“A partir desse diagnóstico, será possível repensar ações e traçar estratégias para sanar as dificuldades encontradas nas aldeias. O momento não é para apontar erros ou acertos, mas para que, juntos, possamos analisar novos ações para melhorar o ensino e aprendizado” relatou o secretário.

Durante a passagem pela aldeia a equipe realizou diversas ações, como: a formação dos professores e colaboradores, escuta e demanda da população Xavante, e a constatação da realidade em que estão inseridos os povos indígenas além de promoção de momentos de recreação e conversas com as crianças.

Sivirino frequenta desde 2003 a aldeia São Marcos e em suas redes sociais declarou “O clamor é geral e todos pedem socorro! Por vezes, bate o desanimo ao ver o tamanho da missão e responsabilidade. Responsabilidade essa que deverá ser compartilhada com lideranças Xavantes (Indígenas, Professores) e toda nossa equipe. Sendo essa uma missão muito difícil, mas juntos mudaremos a realidade que encontramos”.

A equipe da Secretaria visitou 10 das 27 escolas implantadas em Terra Indígena, mas ainda devem retornar as aldeias para dar prosseguimento dos diagnósticos, para a emissão de um relatório final.

(Com informações da Assessoria)



Comente esta notícia