O Bom da Notícia
Em Mato Grosso a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) exclusivos para a covid-19 já ultrapassou 80%. Seis hospitais no Estado, localizados nas cidades de Rondonópolis, Sorriso, Várzea Grande, Barra do Garças e Juína, estão colapsados com 100% das vagas destinadas a pacientes com doença ocupadas.
Em 24h, mais 29 mortes foram contabilizadas no boletim de domingo (21), elevando o número de óbitos para 370. Os casos confirma-dos também aumentaram, passando de 9.262 para 9.776, ou seja, 515 novas confirmações.
No final da última se-mana, a Justiça de Mato Grosso determinou que o Estado providencie, em até 48h, a internação dos pacientes da rede pública de saúde para tratamento de Síndrome Respiratória Aguda e Covid-19 em hospitais particulares.
A medida, que vale para pacientes regulados pelo Escritório Regional de Cáceres (225 km a oeste de Cuia-bá), atendeu a um pedi-do do Ministério Público Estadual (MPE), que apontou que a morte de 3 pacientes teria ocorri-do por omissão do Estado em virtude da falta de vagas.
Na ação, foi re-querido também que o Estado apresente sema-nalmente a lista com os nomes das pessoas reguladas e efetivamente transferidas para lei-tos de unidades de te-rapia intensiva (UTIs) particulares, o que ainda será analisado.