Da Redação
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) com o Sindicato Rural de Barra do Garças, prefeitura e Câmara Municipal de Pontal do Araguaia, iniciaram nesta segunda-feira (21), um curso de Apicultura sobre manejo e exploração comercial do mel e derivados como pólen, geleia real e própolis.
O curso será ministrado do dia 21 a 25 de junho no plenário da Câmara Municipal com carga horária de 40 horas semanais.
Segundo organizadores, o intuito é oferecer esse curso à comunidade de Pontal do Araguaia para criar uma alternativa de renda e produção aos pequenos e médios produtores.
De acordo com o Senar, o mercado de mel e própolis está com demanda crescente tanto no mercado doméstico, quanto no internacional. Por isso, o curso de Apicultura, para permitir que os alunos uma experiência de perto, com exemplos de manejo que prejudicam produtividade das colmeias.
Com funciona o curso
Na parte teórica, os produtores aprendem sobre anatomia e fisiologia das abelhas, avaliação e manejo de colmeias, procedimentos de colheita e processamento de cera e própolis.
As aulas práticas, são associadas ao conhecimento teórico, possibilitando os apicultores a alcançarem os três pilares da alta produtividade, que são a troca de cera, a alimentação para o enxame crescer antes da florada e a troca de rainha.
Sobre Apicultura
Segundo o Senar, aos poucos a criação de abelhas tem crescido em todo país e ganhado cada vez mais espaço na produção agropecuária, pois elas possuem um importante papel no meio ambiente, sendo as responsáveis por polinizar várias espécies de plantas, além de produzirem alimentos ricos em nutrientes, como mel e própolis.