Da Redação
A direção da Cadeia Pública de Barra de Garças (MT), informou nesta quarta-feira (5) aos familiares de reeducandos e à população em geral que a entrega da ‘jumbada’ (disponibilização de kits de produtos de higiene pessoal, limpeza e alimentos aos internos) será alterado em função de protocolos de prevenção ao coronavírus.
De acordo com o diretor da Cadeia Pública, Maicon da Costa Oliveira (Maicon Brasil), antes realizadas somente nas segundas-feiras, as jumbadas agora ocorrerão em dois dias da semana para evitar aglomeração de parentes de reeducandos na portaria da unidade prisional, que conta com aproximadamente 230 detentos.
A entrega dos materiais foi dividida da seguinte maneira: as segundas-feiras, das 9h às 10h30, para as celas: 1, 2, 6, 7, 8, 12 e 13. E também nas terças-feiras, das 9h às 10h30, para as celas: 9, 10, 11, 15, 16 e 17. A medida passa a valer já na próxima segunda-feira (10).
Os familiares deverão usar máscara, respeitar o distanciamento social de 1,5 metro, permanecer nas demarcações existentes na calçada da unidade e não apresentar sintomas gripais (febre, tosse, coriza e etc) para realizar a entrega dos kits, caso contrário poderá ser suspensa a atividade.
Outra alteração destacada foi a frequência das vídeo chamadas entre parentes e internos que eram realizadas de 15 em 15 dias devido a suspensão das visitas presenciais na pandemia. Agora serão permitidas de dez em dez dias, com o tempo de máximo de até 7 minutos.
Essa modalidade vídeo chamada foi adotada para preservar a integridade física do reeducandos, para evitar uma possível contaminação da covid-19 dentro da unidade. A direção também liberou a vestimenta de até dois calções, de cor amarelo, estilo futebol sem bolsos, para os reeducandos.
O governo de Estado de Mato Grosso já destinou recursos para a construção de uma nova unidade prisional em Barra do Garças, mas a prefeitura precisa doar a área para que seja iníciada a obra da nova cadeia pública, que segundo o governador Mauro Mendes (DEM), terá capacidade para comportar até 480 reeducandos, a atual tem capacidade para 114.
Na unidade de Barra do Garças, existe alguns projetos serigrafia, escola, além da prestação de serviços de recuperação de prédio públicos, mas devido a pandemia estão suspensos. Segundo o diretor, na nova unidade que será construída pela Estado, existe uma perspectiva de criação de outros cursos para ocupação funcional para que reeducando tenha a oportinidade de apreender uma profissão. Atualmente as pessoas restritas de liberdade na unidade podem fazer cursos por meio de apostilas de cursos credenciados pelo Ministério da Educação (MEC), que conta na diminuição de sua pena.
JUMBADA ou Cesta 'básica' permitida:
Itens de limpeza:
02 sabonetes; 02 sabão de barra; 02 aparelhos de barbear; 01 amaciante 500ml; 01 litro de água sanitária; 01 desifetante 500ml; 01 creme dentral 90gr; 01 escova de dente; 01 desodorante rollon sem álcool; 01 shampoo; 01 escola de lavar roupa; 01 esponja para banho.
Alimentos:
Balochas salgada ou doce sem recheio, se cobertura, na quantidade de no máximo 1kg; Frutas: mamão, maça, banana, manga, pêra ou melão (descascadas e fatiadas) apenas 2 tipos de fruta por jumbada, no máximo 1 kg; suco em pó 1kg, leite em pó 1kg, Doces, goiabada ou marron glacê (fatiados) 500gr;
Roupas:
02 cueca claras; 01 lençon claro; 01 cobertor fino claro; 01 par de chinelo tipo havianas claro; 01 toalha de banho clara; 01 colchonete de até 10cm de altura com capa clara; 02 agulhas de crochê; 03 quilos de linha crochê ou barbante cor clara; 01 quilo de palito de picolé, 500gr de cola branca; 03 folhas de lixa de madeira; 01 uma tesoura sem ponta.
Medicamentos:
Somente com prescrição médica ou com a devida autorização da equipe de saúde da unidade.