BARRA DO GARÇAS 00:00:00 Terça-feira, 13 de Maio de 2025

JUSTIÇA Terça-feira, 13 de Maio de 2025, 13:03 - A | A

13 de Maio de 2025, 13h:03 - A | A

JUSTIÇA / SISAMNES

Ex-presidente da OAB-MT é alvo de operação contra venda de sentenças

Além dele, em MT são cumpridos outros 3 mandados de buscas, em Cuiabá e no interior

João Aguiar
RD News



O advogado Ussiel Tavares, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT), foi um dos alvos da 5ª fase da Operação Sisamnes, deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta terça-feira (13). Conforme apurado pelo RD News, Ussiel foi alvo mandado de busca e apreensão. Além dele, em Mato Grosso são cumpridos outros 3 mandados de buscas, em Cuiabá e no interior.

Em nota, a OAB-MT afirma que, através do Tribunal de Defesa das Prerrogativas (TDP), acompanhou a operação realizada para garantia das prerrogativas. “Quanto a eventual falta ética, o caso será avaliado pelo Tribunal de Ética e Disciplina (TED) para medidas cabíveis”, diz a Ordem.

Ussiel foi eleito presidente da OAB-MT em 1997 e comandou a seccional entre 1998 e 2003.

Ao total, são cumpridos os 11 mandados busca e apreensão, além do sequestro de bens e valores no montante aproximado de R$ 20 milhões e a proibição dos investigados de saírem do país, com a apreensão de seus passaportes.

As ordens judiciais são cumpridas em Mato Grosso, São Paulo e no Distrito Federal e foram expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STJ).

Segundo a PF, nas investigações, foi identificada uma rede financeira-empresarial de lavagem de dinheiro, criada para dissimular a origem ilícita das supostas “propinas” lançadas para a compra de decisões judiciais proferidas no âmbito do Superior Tribunal de Justiça (STJ), de modo a romper a vinculação direta entre o agente corruptor e o servidor público corrompido.

A Polícia Federal apura crimes de lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva, mercado de câmbio clandestino, evasão de divisas e organização criminosa.

Operação Sisamnes

A Operação Sisamnes, deflagrada pela Polícia Federal em novembro do ano passado em Mato Grosso, mirou supostos crimes de organização criminosa, corrupção, exploração de prestígio e violação de sigilo funcional.

Segundo a PF, as investigações apontam para um suposto esquema de venda de decisões judiciais envolvendo advogados, lobistas, empresários, assessores, chefes de gabinete e magistrados.

A ação culminou no afastamento dos desembargadores Sebastião Moraes Filho e João Ferreira Filho, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.  Caso veio à tona após análise do celular do advogado Roberto Zampieri, executado em dezembro do ano passado.

O lobista Andreson Gonçalves também foi preso na operação. Ele foi transferido na semana passada da Penitenciária Central do Estado para a Penitenciária Federal de Brasília. Nesta semana, o STF decidiu manter a prisão preventiva do lobista.

O que diz Ussiel Tavares

"Em relação à 5ª fase da Operação Sisamnes, deflagrada nesta terça-feira, pela Polícia Federal, informo que não recebi a decisão que embasou o pedido de busca e apreensão, logo, desconheço seus motivos. De todo modo, reafirmo meu total compromisso com a verdade e coloco-me inteiramente à disposição das autoridades para prestar todos os esclarecimentos que se fizerem necessários. Estou absolutamente tranquilo, confiante na Justiça e certo de que a verdade prevalecerá. Como advogado e ex-presidente da OAB-MT, sempre pautei minha conduta pela legalidade, ética e transparência".

Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real CLIQUE AQUI

Comente esta notícia