BARRA DO GARÇAS 00:00:00 Sábado, 05 de Julho de 2025

JUSTIÇA Sábado, 20 de Junho de 2020, 09:25 - A | A

20 de Junho de 2020, 09h:25 - A | A

JUSTIÇA / Suspeitos de desvios

Gaeco faz buscas em casas de dois secretários em cidade de MT

Hernane Gomes e Waldemar Freitas, de Pedra Preta, já respondiam por ato de improbidade administrativa

Mídia News



Dois secretários do Município de Pedra Preta (a 240km de Cuiabá), já afastados das funções por decisão judicial e com bens declarados indisponíveis, foram alvos de mandados de busca e apreensão na manhã deste sábado (20), por agentes do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) de Rondonópolis e da Capital.

Eles são acusados de promover danos ao erário na ordem de R$ 124 mil.

As ordens judiciais foram cumpridas nas residências de Hernane Carneiro Gomes (secretário de Administração) e Waldemar Chaves de Freitas (Finanças).

De acordo com o Ministério Público Estadual, os dois gestores já respondem a ação civil pública por ato de improbidade administrativa pela suspeita de terem fraudado contratos públicos, licitação e contrato para terraplanagem. 

Segundo consta na decisão judicial que deferiu os pedidos de busca e apreensão, Hernane Gomes, após ter sido afastado das funções, teria ido até a Secretaria-Geral de Coordenação Administrativa e retirado o computador de uso funcional. "O que indica sério risco à atividade do processo", diz o MPE.

Além disso, os dois gestores são acusados de constranger testemunhas que prestaram depoimentos na Promotoria de Justiça e na Controladoria. Também  teriam ocultado e sonegado documentos que deveriam ser entregues à Controladoria.

“As informações são preocupantes, pois se relacionam a práticas delituosas de gravidade e prejuízo social insofismáveis, sendo necessária e imprescindível a busca e apreensão na residência dos suspeitos, para a consolidação das investigações, seja para isentá-lo de responsabilidade ou acrescer subsídios probatórios às investigações criminais e cível”, consta na decisão.

Comente esta notícia