BARRA DO GARÇAS 00:00:00 Quinta-feira, 03 de Julho de 2025

JUSTIÇA Sábado, 05 de Outubro de 2024, 08:38 - A | A

05 de Outubro de 2024, 08h:38 - A | A

JUSTIÇA / Confresa

MP abre procedimento para apurar pesquisa que tem Babinski na frente

O candidato do MDB, segundo o levantamento, possui 56,3% das intenções de votos, contra 28,6% de Gaspar Lazari

Da Redação



O Ministério Público Eleitoral de Mato Grosso abriu procedimento para apurar supostas irregularidades em pesquisa eleitoral solicitada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Confresa (MT). O órgão ministerial deverá apurar as informações e decidir pelo arquivamento ou pelo oferecimento da Representação Eleitoral.

O levantamento em questão foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número MT 04227/2024, tendo como empresa responsável a Meta Instituto de Pesquisa. De acordo com as informações do denunciante, no site do TSE não consta a empresa no rol de institutos cadastrados no sistema do tribunal, bem como a ausência do CNPJ da empresa a qual se atribui a pesquisa, divulgada pelo portal Agência da Notícia.

A pesquisa publicada pelo site no último dia 3 de outubro ouviu 371 eleitores e mostra ampla vantagem do candidato Ricardo Babinski (MDB), com 56,3% das intenções de voto, seguido por Gaspar Lazari (PSD) com 28,6%, Claudia Voltoline (UB) com 5,1%, Professora Lucimeire com 4,0%, Del. Marcos Leão com 2,7%, Iron Marques Parreira com 0,8%, Beny Godoy com 0,3%. Nenhuma das opções, 0,3% e não souberam ou não responderam 1,9%.

Para o denunciante, pairam dúvidas razoáveis quanto a legitimidade da pesquisa, se realmente foi registrada junto ao TSE, de modo que possa ser caracterizado crime eleitoral, pois pode influenciar na decisão dos eleitores na véspera das eleições.

Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real CLIQUE AQUI

Comente esta notícia