RD news
Durante o feriado prolongado do dia do Trabalhador (28 a 1º de maio) foram registrados 31 acidentes em rodovias federais. Os dados foram divulgados nesta terça (2) pela PRF. Ao total, 23 pessoas ficaram feridas e 4 morreram.
Durante o feriado, a PRF reforçou as ações nas estradas. Foram fiscalizadas aproximadamente 10 mil pessoas e 8.760 veículos. As equipes lavraram cerca de 2.500 autos de infrações diversas, dos quais, 333 foram de ultrapassagem indevida.
Os policiais submeteram aproximadamente 2.600 condutores ao teste de etilômetro, dos quais, 37 foram autuados por dirigir sob influência de álcool e 71 foram autuados por recusa. Além disso, somam-se ao quadro de condutas de risco 50 condutores sem utilizar o cinto de segurança e 54 crianças sem cadeirinha.
A fiscalização abrange trecho com mais de 5 mil km. Atuaram 593 policiais em serviço e mais de 48 horas de operação de radar móvel para fiscalizar excesso de velocidade. Foram recolhidos, ao todo, 173 veículos, além de 475 recolhimentos de CRLV realizados.
Combate ao Crime
Além disso, foram registradas 45 ocorrências policiais foram registradas policiais. Dois veículos foram recuperados e 38 pessoas foram detidas por crimes diversos, dos quais 15 foram por alcoolemia.
Educação para o trânsito
Durante a Operação Dia do Trabalhador 2023, foram realizadas diversas ações educativas, abordando temas relacionados ao trânsito, baseados em dados estatísticos, com foco na prevenção da acidentalidade e na conscientização dos condutores. Neste período, 28 campanhas educativas foram realizadas e mais de 1.300 pessoas atingidas.
A opção pela “conscientização” deve-se ao fato de que 77% dos acidentes ocorridos nos primeiros três meses de 2023 tiveram como causa escolhas erradas por parte dos motoristas. De acordo com os dados apresentados pela Diretoria de Operações da PRF, são exemplos desse tipo de conduta evitável: ultrapassagens indevidas, velocidade incompatível, ingestão de álcool, falta de atenção e desobediência às leis de trânsito.
Maio Amarelo
A Operação Dia do Trabalhador 2023 marcou o início do Maio Amarelo. Criada em 2011, a campanha reúne esforços de órgãos de trânsito para conscientizar motoristas sobre o respeito às leis e aos demais usuários das vias e busca a redução no número de acidentes, mortes e feridos.
O Maio Amarelo também tem como objetivo cumprir as metas para a Década de Ação para a Segurança no Trânsito, estabelecidas pela Organização das Nações Unidas. A PRF faz parte do Maio Amarelo e vai atuar na conscientização dos motoristas. Com o tema “Nossas escolhas salvam vidas”, são desenvolvidas atividades educativas, como palestras e o cinema rodoviário.
Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).