Da Redação
Dois homens apontados como integrantes de facção criminosa foram presos, na manhã desta quarta-feira (03), em Barra do Garças (a 509 km de Cuiabá). Segundo a Polícia Civil, eles são investigados por tentativa de extorsão contra um comerciante local após exigirem pagamento mensal de taxa para continuar vendendo água mineral.
As investigações feitas pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Barra do Garças tiveram início após a vítima registrar boletim de ocorrência relatando as ameaças. Imagens de câmeras de segurança mostraram que os suspeitos foram ao estabelecimento em duas ocasiões distintas. Em ambas, informaram a uma funcionária que a visita se tratava da cobrança da referida taxa.
O caso se soma a outros relatos semelhantes na região, em que comerciantes estariam sendo abordados por integrantes de grupo criminoso para pagamento de valores ilícitos. Com a identificação dos envolvidos, a autoridade policial representou pela prisão preventiva dos suspeitos. O pedido foi deferido pelo Poder Judiciário.
A ação resultou no cumprimento de dois mandados de prisão preventiva, com o objetivo de garantir a ordem pública e proteger os comerciantes da cidade. O delegado adjunto da DERF, Joaquim Leitão Júnior, destacou a importância da atuação rápida da Polícia Civil na contenção dessa prática criminosa.
O delegado titular, Nelder Martins Pereira, reforçou que outras medidas cautelares já foram executadas em ocasiões anteriores com o mesmo intuito.
A Polícia Civil orienta que casos semelhantes sejam denunciados de forma segura e anônima por meio do Disque-Denúncia 197/180.