Kayc Alves
Da redação
É atribuição da Polícia Militar (PM) também fazer o policiamento ostensivo na avenida Ministro João Alberto, travessia urbana da BR-070, em Barra do Garças. Para tirar a dúvida dos condutores, o 5º Comando Regional da PM, com sede no município, publicou uma nota em sua conta no Instagram, esclarecendo a questão.
A PM pode realizar operações para coibir irregularidades no trânsito, assim como a Polícia Rodoviária Federal (PRF), em toda a extensão do trecho urbano da BR-070. Desse modo, as ações da polícia na Ministro, bem como na área do antigo posto fiscal, entre as duas pontes, em Pontal do Araguaia, são válidas, inclusive com a possibilidade de aplicação de multas.
“Cabe a PM e a PRF ações de fiscalizações e aplicação do Código de Trânsito Brasileiro [CTB] na avenida Ministro João Alberto, em Barra do Garças”, diz a nota do comando regional, publicado no Instagram, nesta quarta-feira (17).
Ainda de acordo com a nota, serão rotineiras ações conjuntas entre as duas forças de seguranças, de fiscalização no trânsito e de combate ao tráfico de drogas e à posse irregular de armas.
No mês de julho, devido ao fluxo de turistas provocado pelo período de férias e Temporada de Praia na região do Araguaia, a atuação das forças de segurança aumenta. Além do trabalho de fiscalização e policiamento, PM e PRF ainda desenvolvem ações orientativas.
Desde maio, as forças de segurança realizam a campanha Sinal pela Vida. O projeto é inspirado em um trabalho desenvolvido em Brasília (DF) e busca conscientizar a população quanto a cuidados no trânsito. No último dia 6, instituições da segurança pública, em parceria com outros órgãos, intensificaram a atuação, com entrega de panfletos na Ministro.