João Pedro Donadel
Da Redação com Revista DBO
Apresentado na 1ª AGROTEC Show em 2018, o projeto Fazenda Segura, idealizado pela Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) em conjunto com a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e Sindicato Rural de Barra do Garças, consiste na visita dos policiais às propriedades rurais da região fazendo cadastro das propriedade e trabalhando na orientação preventiva para evitar crimes, principalmente o furto de gado.
O sucesso do Fazenda Segura foi assunto na edição de aniversário da revista do Portal DBO, que hoje conta com quase 300 participantes, sendo sua maioria absoluta de produtores rurais. Segundo dados do delegado titular da Delegacia Regional da Polícia Judiciária Civil de Barra do Garças, Wiliney Santana, o projeto permitiu reduzir em 90% os crimes rurais, principalmente o abate aberto, no pasto das fazendas, e o roubo embarcado.
Os proprietários tem um canal direto com as forças de segurança pública em caso de ocorrência e também recebem orientações para reduzir o risco de crimes em suas propriedades.
Por não ser apenas uma iniciativa reativa, o Fazenda Segura permitiu, na visão do delegado Borges, inibir a ação criminal no campo. “Neste aspecto, é muito importante que os produtores tomem atitudes preventivas, como manter as porteiras sempre fechadas e nunca deixar a fazenda sozinha, sem pelo menos uma equipe de confiança. São medidas que podem ser adotadas em todas as propriedades, em qualquer lugar do Brasil”, contou à revista DBO.