POLÍCIA Quinta-feira, 10 de Outubro de 2019, 15:42 - A | A

10 de Outubro de 2019, 15h:42 - A | A

POLÍCIA / Barra do Garças

Xavantes protestam no Fórum após indígenas serem encaminhados para audiência de custódia

João Pedro Donadel
Da Redação



Policiais militares, civis e federais se encontram nesse momento realizando a segurança das instalações do Fórum de Barra do Garças, onde dois indígenas da etnia xavante aguardam por audiência de custódia, após serem presos em flagrante, na manhã dessa quinta-feira (10).

Segundo as informações, um homem foi entregar material na aldeia, localizada na terra indígena São Marcos, com seu caminhão no último sábado (5). Quando o motorista quis retornar, os indígenas retiveram o veículo e pediram determinado valor para devolvê-lo.

Nesta manhã, quando o motorista foi fazer o pagamento do “resgate” do caminhão, em Barra do Garças, agentes da PF prenderam em flagrante os dois índios que foram buscar o dinheiro.

De acordo com informações não oficiais, o grupo da etnia Xavante também alega represália contra os indígenas por vídeo postado contendo críticas ao presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai) Marcelo Augusto Xavier, que foi delegado da Polícia Federal em Barra do Garças.

Além da movimentação no Fórum de Barra do Garças, também havia um grupo de cerca de 30 índios na porta da Justiça Federal, na Av. Valdon Varjão. Os mesmos chegaram até o local em um caminhão aberto.

Até o momento não há registro de confronto entre os indígenas e as forças de segurança.

image
image
image
image
image
image
image
image
image
image


Comente esta notícia