Da Redação/Ronan de Sá
Faltando pouco mais de um ano para as eleições de 2022, aproximadamente 24 nomes na região do Vale do Araguaia vislumbram o interesse por uma das 24 cadeiras do parlamento mato-grossense. A disputa no próximo pleito, evidentemente, não se limita apenas ao município de Barra do Garças, com isso, o número de candidatos inflacionam e muito, o que acaba por pulverizar os votos, e corre o risco de não eleger nenhum dos candidatos na região.
Os 34 municípios somam um total de aproximadamente 273 mil eleitores, o que facilitaria a eleição de alguns nomes. No entanto, com essa quantidade de pessoas na disputa, a chances se tornam mínimas. Barra do Garças possui a maior parte dos nomes, entre eles, personalidades que podem impulsionar e trazer avanços para a cidade e todo Araguaia.
Por isso, o Semana7 reuniu em uma lista 12 possíveis candidatos, que até o momento, podem entrar na disputa por uma vaga de deputado estadual no próximo ano. O município que possui cerca 46 mil eleitores, poderá dividir seus votos, entre os esses nomes estão do empresário do ramo do turismo, Gordinho Tur (PDT), que levanta a bandeira do regionalismo, “o Araguaia precisa de ter representantes para tirar a região de vez do esquecimento”. Além dele, Jaime Rodrigues (MDB) vereador por dois mandatos, Júlio César (PSDB), ex-presidente da Câmara e atual secretário de Obras, vereadores Gabriel Pereira Lopes -Zé Gota- (PSDB) e Carpegiane Gonzaga (PDB).
Outros eventuais candidatos são; o ex-prefeito Roberto Farias (MDB) que é cotado para federal, mas tem quem defenda que Beto saia a estadual, o que poderia acabar com as chances de muitos. O atual secretário de Paisagismo, veterinário Rodrigo Ragiotto, o reitor do Centro Universitário Cathedral, advogado Sandro Saggin (MDB).
E não para aí, ainda temos para o possível embate: o advogado Edvaldo Pereira (PCdoB), o professor Sivirino (PSD) esse deverá ser apoiado pelo prefeito Adilson Gonçalves de Barra do Garças; Renato dos Vídeos (PRTB) e ainda por decidir o ex-vereador e professor universitário Odorico Cardoso -Kiko- (PT).
Fora a ‘capital’ do Araguaia, no segundo maior colégio eleitoral, no Norte Araguaia, em Confresa e arredores os nomes cotados para a disputa são; ex-deputado Baiano Filho (DEM), ex-prefeito Mauro Sérgio (PT), Vaglon Diniz, Ernando Cardoso, Alex Gomes e a prefeita de São Félix do Araguaia, Janailza Taveira (Solidariedade), a única mulher cotada até momento. Ainda no Norte Araguaia, o aparece o nome do ex-presidente da Câmara de Vila Rica, Jenovan Rios (MDB).
Mas acima, na região de Água Boa, temos o ex-prefeito por dois mandatos, Mauro Rosa, o Maurão (PSD) e em Campinápolis nadando de braçadas, o também ex-prefeito Jeovan Faria (PSD).
Na região do Alto Araguaia, Arlan Catulé (PSL), abre com vantagem no município de Ribeirãozinho. Seu nome é o único cotado até então. Pré-candidato, ele foi vereador dois mandatos e luta até hoje pela pavimentação de rodovias na região, como a MT-100. Catulé possui o movimento chamado “Avança Araguaia”, e faz muito barulho nas redes sociais.
Ainda temos o atual prefeito de General Carneiro, Marcelo Aquino (PL) que faz uma gestão de destaque frente aos antecessores. Até lá (2022), quem sabe, pode ser que venha a desistência de alguns e a candidatura de outros.
O fato concreto é que no pleito passado, o Araguaia que possui mais de 270 eleitores conseguiu eleger apenas Dr. Eugênio Paiva (PSB) com pouco mais de 12 votos, ou seja 260 mil foram para candidatos estrangeiros.
Curioso 05/05/2021
Eu respeito muito reportagens , pois elas retratam a atualidade política do momento. Por mais que alguém possa achar que o reporter tá errado, mas eu acredito em reportagens e por isso a Água Boa tem deputado exercendo muito bem a função e daqui uns tempos Querencia vai ter também. Me desculpem esqueci de lembrar da minha querida Barra do Garças me parece como demonstra a reportagem vai ficar como está. Cada um tem uma opinião a minha é esta.
1 comentários