BARRA DO GARÇAS 00:00:00 Domingo, 06 de Outubro de 2024

POLÍTICA Terça-feira, 04 de Maio de 2021, 18:21 - A | A

04 de Maio de 2021, 18h:21 - A | A

POLÍTICA / Quem fica?

2022 e a “aglomeração” de pré-candidatos à deputado estadual no Araguaia

Pelos menos 24 nomes estão entre os possíveis que disputarão as 24 cadeiras da AL

Da Redação/Ronan de Sá



Faltando pouco mais de um ano para as eleições de 2022, aproximadamente 24 nomes na região do Vale do Araguaia vislumbram o interesse por uma das 24 cadeiras do parlamento mato-grossense. A disputa no próximo pleito, evidentemente, não se limita apenas ao município de Barra do Garças, com isso, o número de candidatos inflacionam e muito, o que acaba por pulverizar os votos, e corre o risco de não eleger nenhum dos candidatos na região.

Os 34 municípios somam um total de aproximadamente 273 mil eleitores, o que facilitaria a eleição de alguns nomes. No entanto, com essa quantidade de pessoas na disputa, a chances se tornam mínimas. Barra do Garças possui a maior parte dos nomes, entre eles, personalidades que podem impulsionar e trazer avanços para a cidade e todo Araguaia.

Por isso, o Semana7 reuniu em uma lista 12 possíveis candidatos, que até o momento, podem entrar na disputa por uma vaga de deputado estadual no próximo ano. O município que possui cerca 46 mil eleitores, poderá dividir seus votos, entre os esses nomes estão do empresário do ramo do turismo, Gordinho Tur (PDT), que levanta a bandeira do regionalismo, “o Araguaia precisa de ter representantes para tirar a região de vez do esquecimento”. Além dele, Jaime Rodrigues (MDB) vereador por dois mandatos, Júlio César (PSDB), ex-presidente da Câmara e atual secretário de Obras, vereadores Gabriel Pereira Lopes -Zé Gota- (PSDB) e Carpegiane Gonzaga (PDB).

Outros eventuais candidatos são; o ex-prefeito Roberto Farias (MDB) que é cotado para federal, mas tem quem defenda que Beto saia a estadual, o que poderia acabar com as chances de muitos. O atual secretário de Paisagismo, veterinário Rodrigo Ragiotto, o reitor do Centro Universitário Cathedral, advogado Sandro Saggin (MDB).

E não para aí, ainda temos para o possível embate: o advogado Edvaldo Pereira (PCdoB), o professor Sivirino (PSD) esse deverá ser apoiado pelo prefeito Adilson Gonçalves de Barra do Garças; Renato dos Vídeos (PRTB) e ainda por decidir o ex-vereador e professor universitário Odorico Cardoso -Kiko- (PT).

Fora a ‘capital’ do Araguaia, no segundo maior colégio eleitoral, no Norte Araguaia, em Confresa e arredores os nomes cotados para a disputa são; ex-deputado Baiano Filho (DEM), ex-prefeito Mauro Sérgio (PT), Vaglon Diniz, Ernando Cardoso, Alex Gomes e a prefeita de São Félix do Araguaia, Janailza Taveira (Solidariedade), a única mulher cotada até momento. Ainda no Norte Araguaia, o aparece o nome do ex-presidente da Câmara de Vila Rica, Jenovan Rios (MDB).

Mas acima, na região de Água Boa, temos o ex-prefeito por dois mandatos, Mauro Rosa, o Maurão (PSD) e em Campinápolis nadando de braçadas, o também ex-prefeito Jeovan Faria (PSD).

Na região do Alto Araguaia, Arlan Catulé (PSL), abre com vantagem no município de Ribeirãozinho. Seu nome é o único cotado até então. Pré-candidato, ele foi vereador dois mandatos e luta até hoje pela pavimentação de rodovias na região, como a MT-100. Catulé possui o movimento chamado “Avança Araguaia”, e faz muito barulho nas redes sociais.

Ainda temos o atual prefeito de General Carneiro, Marcelo Aquino (PL) que faz uma gestão de destaque frente aos antecessores. Até lá (2022), quem sabe, pode ser que venha a desistência de alguns e a candidatura de outros.

O fato concreto é que no pleito passado, o Araguaia que possui mais de 270 eleitores conseguiu eleger apenas Dr. Eugênio Paiva (PSB) com pouco mais de 12 votos, ou seja 260 mil foram para candidatos estrangeiros.



Comente esta notícia

Curioso 05/05/2021

Eu respeito muito reportagens , pois elas retratam a atualidade política do momento. Por mais que alguém possa achar que o reporter tá errado, mas eu acredito em reportagens e por isso a Água Boa tem deputado exercendo muito bem a função e daqui uns tempos Querencia vai ter também. Me desculpem esqueci de lembrar da minha querida Barra do Garças me parece como demonstra a reportagem vai ficar como está. Cada um tem uma opinião a minha é esta.

positivo
0
negativo
0

1 comentários