Kayc Alves
Da redação
A administração do prefeito Roberto Farias (MDB) alcançou 75% de aprovação em pesquisa do Instituto Meta, neste mês de outubro. Às vésperas de completar o terceiro ano, de seu segundo mandato, o gestor quase não tem desaprovação, segundo a amostragem colhida nos últimos dias 1 e 2.
O Instituto Meta ouviu 521 eleitores em mais de 20 bairros do município, fazendo a seguinte pergunta: você aprova ou desaprova a administração do prefeito Roberto Farias? A amostra apresenta grau de confiabilidade de 95%, com margem de erro de 4% para mais ou para menos.
Beto Farias foi aprovado por 75,4% dos entrevistados. Do total 12,9% disseram desaprova-lo como administrador e 11,7% responderam não saber.
O prefeito exerce o seu segundo mandato consecutivo e não poderá se candidatar no próximo pleito. Nos últimos anos, algumas conquistas podem ter influenciado sua popularidade no município.
A expansão do setor comercial e a geração de novas vagas de emprego é uma delas. Só neste mandato, se instalaram em Barra do Garças empresas nacionais e multinacionais como a rede atacadista e varejista Atacadão, a concessionária da Toyota, Lojas Americanas, Pernambucanas, Magazine Luiza, Cine Laser e franquias de fast foods como o Giraffas e o Bob’s.
A expectativa de grandes obras da prefeitura, ou que demandam de articulação política do prefeito, também podem ter sido fatores positivo para a aprovação de Beto. Foi nos dois mandatos que a população voltou a ver em andamento o projeto do Anel Viário de Barra do Garças e assistiu à conclusão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Agora o prefeito implementa a ambiciosa revitalização do Porto do Baé, que deve se estender por quase 2 km, até a praia da Rapadura.
Eleições 2020
Iniciativa do próprio Meta, a sondagem também revelou quais nomes de possíveis pré-candidatos às eleições de 2020 são os favoritos, para prefeito, em Barra do Garças. Na estimulada e na espontânea o vereador e ex-prefeito Paulo Raye sai na frente.
Raye tem 29,6%, na estimulada, seguidos do delegado regional da Polícia Civil, Dr. Adilson Gonçalves (15,9%), e do vereador Júlio César (13,8%). Já na espontânea, Júlio é o segundo colocado (5,8%), e Adilson o terceiro (5,4%).