Andrezza Dias
Da Redação
O vereador Claudio Freitas (DEM), do município de Pontal do Araguaia, concorre como vice-presidente em uma das chapas que disputam a presidência da União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (UCMMAT) na próxima quarta-feira (24). Freitas integra a chapa “Unidos pela UCMMAT Celso Gaspar”, encabeçada pelo atual presidente da entidade, o vereador por Vila Bela da Santíssima Trindade, Edclay Coelho (Solidariedade).
Em entrevista ao Semana7, o parlamentar falou sobre a missão de representar a região do Araguaia e destacou algumas propostas da chapa que tem em sua composição representantes de municípios como Água Boa, Querência, Nova Xavantina e Ribeirãozinho, Confresa e São Félix do Araguaia.
“Temos uma missão muito grande que é representar bem o Araguaia, fazendo a ponte entre a região e Cuiabá para que juntos possamos trazer recursos”, disse o vereador. “O Araguaia está presente e queremos trabalhar em conjunto para levar as bandeiras da região para Cuiabá”.
Entre as principais propostas da chapa 2, o candidato a vice-presidente destacou o fortalecimento de cada vereador e intensificar o suporte, principalmente, às Câmaras de pequenos municípios.
O Araguaia pode contar muito com essa chapa que buscará fortalecer a região
“Muitas vezes, um vereador de Várzea Grande não sabe o que é ser vereador de um município pequeno que não tem estrutura. Nós de municípios como Pontal do Araguaia, General Carneiro ou Araguainha, por exemplo, sabemos as dificuldades de ser e estar como vereador”, explicou. “A UCMMAT é como se fosse uma mãe para essas Câmaras menores. O Araguaia pode contar muito com essa chapa que buscará fortalecer a região”, afirmou o vereador de Pontal.
Claudio ressaltou que Edclay Coelho, ao assumir a presidência da UCMMAT, encontrou a instituição com dificuldades financeiras e quase fechando as portas. “Ele [Edclay] organizou a UCMMAT inteira, está bem e é uma instituição que nos dá orgulho, que foi fortalecida em apenas dois anos e passa a imagem de instituição forte, que irá crescer muito mais”, disse.
O vereador também comentou sobre a nova proposta de Zoneamento Socioeconômico Ecológico de Mato Grosso (SZEE-MT) que tem sido criticada e causado apreensão para as cidades do Vale do Araguaia. Segundo ele, a UCMMAT promoverá na próxima terça (23), na Assembleia Legislativa, a ‘Marcha Contra a Classificação de Áreas Úmidas e em Defesa dos municípios’, com objetivo de pressionar as autoridades a reverem a proposta do ZSEE-MT, que prejudicará a economia de vários municípios do estado.
“Eu quero pedir o apoio de todos os vereadores, principalmente daqui da região Araguaia, que votem na nossa chapa nº 2, porque o Araguaia está bastante presente nesta chapa e muito forte junto ao Edclay que está fazendo um grande trabalho em uma instituição que está se fortalecendo mais a cada dia”, reforçou Claudio Freitas.