BARRA DO GARÇAS 00:00:00 Sábado, 19 de Abril de 2025

POLÍTICA Quinta-feira, 14 de Novembro de 2019, 17:03 - A | A

14 de Novembro de 2019, 17h:03 - A | A

POLÍTICA / Eleição 2020

Conheça os cogitados para concorrer à prefeitura no próximo ano, em Ribeirãozinho

Os candidatos devem levantar bandeiras como a geração de emprego e renda, o abastecimento de água e a conclusão da MT-100

Kayc Alves
Da redação



A pouco menos de um ano para as próximas eleições municipais, sete nomes já são cogitados para concorrer à cadeira de prefeito, em Ribeirãozinho. Na disputa, os candidatos devem levantar bandeiras como a geração de emprego e renda, o abastecimento de água e a conclusão da MT-100.    

O radialista Arlan Catulé não descarta uma candidatura a prefeito em 2020. Filiado ao MDB, e estudando outros partidos, ele carrega no currículo a conquista da telefonia móvel do município. Segundo Catulé, foi a luta pela rede telefônica que o levou à Câmara de Vereadores por dois mandatos.    

Catulé diz que a maior demanda do município hoje é por emprego e renda. “Nós temos aqui um laticínio fechado, que estaria gerando 15 mil litros de leite por dia e empregando 20 pessoas. É revoltante.”    

Outra briga será pela conclusão da rodovia MT-100 e pela instalação de uma agência bancária no município. Para o possível pré-candidato, faltam ainda bons representantes a nível estadual e federal para o Araguaia. Ele está à frente do movimento Avança Araguaia, que busca valorizar a região e mudar essa realidade.    

O pecuarista e empresário Danilo Coelho também avalia a possibilidade de uma candidatura, embora não se declare pré-candidato. Ele disse que não está filiado a nenhum partido político e que precisa avaliar melhor a situação da prefeitura para montar uma proposta de governo.    

O atual presidente da Câmara de Vereadores, Gilberto Davi, afirma que está colocando seu nome a disposição de uma pré-candidatura. Atualmente no PSD, ele exerce seu quarto mandato como parlamentar no município.    

Gilberto também aponta a geração de emprego e renda como maior necessidade atual de Ribeirãozinho e diz ainda se preocupar com a questão do abastecimento de água. Ele avalia bem a atual administração do prefeito Ronivon Parreira, que segundo ele, consegue investir no município com recursos próprios.    

Ao atender o Semana7 por telefone, o vereador revelou que estava compondo um ato de manifestação contra a medida do governo que deve extinguir, a partir de 2026, municípios com menos de 5 mil habitantes, cuja a arrecadação seja menor que 10% de sua receita total.    

“A gente se sente envergonhado com essa situação, pois o município demorou tanto para se consolidar, foi emancipado em 1991. E agora que está caminhando bem, o governo quer acabar com o que nós construímos?”    

O atual vice-prefeito Hagno Carrijo afirma que não vai “brigar” para ser o candidato de seu grupo político, mas deixa o nome a disposição. Ele diz ainda ser cedo para se manifestar, mas já teria até recebido convite do deputado estadual Max Russi para migrar do PSD para o PSB, partido do parlamentar.    

Se eleito, o possível pré-candidato quer investir mais em saúde e em segurança pública. Carrijo também aponta a necessidade de dar incentivo ao pequeno produtor rural. Segundo ele, um erro do atual prefeito é priorizar o atendimento aos grandes produtores.    

Carrijo disse descartar a possibilidade de caminhar com Ronivon, nas próximas eleições. Nega que aceitaria convite para ser novamente vice do atual prefeito e afirma que a “administração precisa melhorar”.    

A reportagem ligou para o ex-prefeito Marcos Moreira, que negou uma pré-candidatura. Também cogitado nos bastidores, ele afirma que faz parte de um grupo político e deve atuar nas próximas eleições, mas não como candidato.    

Lucilene Rosa Bento, vice-prefeita da administração de Marcos Moreira, também citada entre os possíveis pré-candidatos a prefeito, não conseguiu confirmar se concorrerá ao cargo. Ela informou que estava ocupada, quando o Semana7 ligou pela primeira vez. Às 15h desta quinta-feira (14), a reportagem voltou a ligar, conforme combinado, sem sucesso e sem retorno até o fechamento da matéria.    

O Semana7 ligou diversas vezes para o prefeito Ronivon Parreira, que pode tentar uma reeleição no próximo ano. O gestor não atendeu às tentativas da reportagem e nem deu retorno.

Comente esta notícia

ADVALDO Gomes Portilho 04/06/2020

Gostei de muitas destas proposta citadas por vários a candidatos a prefeito de Ribeirãozinho mt. Mas o ronivon só deixa a desejar Em plena pandemia, o atual preceito, aumenta o dobro do imposto do IPTU, estranho pecima administração , gostei da proposta posta por Gilberto e a do Agno Carrijo Jente vamos cuidar na próxima administração pública deste município está cidade ñ pode acabar precisa de um governo inteligente e q realmente gosta desta cidade ...este povo aí merece muito respeito, meus abrasso a TODOS...

positivo
0
negativo
0

1 comentários